Notícias da Região | Itaipu Binacional
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024
Encontros em Assunção: Comissão pró asfalto da Sanga Funda/Itaipu Pora tem missão de fazer projeto de viabilidade técnica e obra poderá ser autorizada em breve
Um estudo de viabilidade técnica com os benefícios que o novo asfalto que ligará o Porto de Sanga Funda/Itaipu Pora até o Troncal 3 em São Lourenço é o novo desafio que a Comissão Coordenadora de Agricultores da Região Norte do Paraguai, tem pela frente.
Isso ficou definido nesta quarta-feira (14) em Assunção, durante encontro das lideranças regionais com a ministra de Obras Públicas e o vice-presidente da República do Paraguai. Uma empresa especializada fará o estudo que será custeado pela iniciativa privada.
O presidente da Comissão, Doacir Bianchet, informou ao Correio do Lago, que o resultado dos encontros na capital guarani, foi altamente positiva e aumentou em 100% a expectativa de sucesso no pleito dos agricultores, pecuaristas, empresários rurais e a população da área compreendida, afetada pelo trecho reivindicado.
A Itaipu Binacional, lado paraguaio, deverá alocar os recursos necessários para a realização das obras, cujo projeto já está pronto. Desta maneira, a agilidade na liberação do dinheiro necessário, deverá ser ponto positivo na questão.
Nesta quarta-feira (14), a comitiva esteve em Assunção, capital paraguaia e se encontrou com a ministra de Obras Públicas Claudia María de la Paz Centurión Rodríguez e depois com o vice-presidente da república, Pedro Alliana. Encabeça a comitiva, o senador Javier Zacarías Irún.
Além de Bianchet e do senador Javier Zacarías Irún e do concejal departamental (deputado estadual) Nelson Espinola, estiveram na viagem, Elvio Sosa secretário da comissão que quer o asfalto, Carlos Burgel, membro integrante e atuante da Cooperativa Coopasam, Marcio Muller, gerente da mesma cooperativa e os conselheiros da Coopasam, Edgar Sandoval e Pedro Canavesi.
Acompanham também, Richard Sosa, concejal (vereador) de Minga Porã, David Hirch, concejal de San Alberto e os membros da Comissão Coordenadora de Agricultores da Região Norte do Paraguai, Salvir Rosso e Claudio Ozelame.
O asfalto que vai contemplar um sonho antigo da região é entre Itaipu Porã, conhecido também como porto de Sanga Funda no município de San Alberto e São Lorenzo, Troncal 3, em Minga Porã. O pavimento solicitado na rodovia de aproximadamente 50 km, tem mais ou menos 25km em cada um dos municípios envolvidos.
O trecho é uma rota de trânsito de caminhões graneleiros, para exportação para o Brasil, transitando diariamente cerca de 50 caminhões de grande porte e muitos outros de menor capacidade, por isso são necessárias estas obras de melhorias rodoviárias.
O governo central, sob a presidência do jovem Santi Peña tem um olhar especial para a infraestrutura logística para beneficiar o desenvolvimento do país através do transporte no Paraguai.
Mais esta obra, irá influenciar positivamente o Porto Internacional de Santa Helena, onde funciona a aduana integrada Brasil/Paraguai e que está passando por um processo de reavaliação, com estudos que estão indicando os gargalos e apontando novos rumos para melhorar tudo o que envolve o complexo.
Com o asfalto que já está sendo construído entre Porto Índio e Cruce Itakyry a expectativa é de pelo menos dobrar o movimento fronteiriço de comércio exterior, via Porto de Santa Helena e se for concretizada esta outra obra reivindicada, aumentará ainda mais os negócios entre os dois países.