Notícias da Região | Santa Helena
Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
Encontro de bandas e fanfarras de São Roque promete agitar dezembro
A comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo São Roque está em festa com a organização do 2º Encontro de Bandas e Fanfarras, um evento que promete movimentar o distrito e promover a troca de experiências musicais e culturais.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A iniciativa, acontecerá no dia 6 de dezembro, um sábado à tarde, e deve reunir cerca de 12 fanfarras de diferentes regiões do Paraná.
A professora e regente da banda Colégio Estadual do Campo São Roque, Graciele Graef Bazanella, esteve na redação, acompanhada pelos alunos Alessandra (líder das balizas e diretora de imprensa do Grêmio Estudantil), Muriel (instrumento de sopro) e Guilherme (percussionista), para divulgar os detalhes do evento.
O Encontro, que não tem caráter competitivo, surgiu da ideia de dar aos integrantes das bandas a oportunidade de se assistirem e aprenderem uns com os outros, algo inviável durante os tradicionais desfiles de 7 de Setembro. "É só uma amostra daquele trabalho que a gente realiza nas escolas," explica a Maestrina.
Neste ano, o evento cresceu e se tornou uma verdadeira vitrine da comunidade de São Roque, contando com o apoio da Secretaria de Cultura e da Sicredi local. Além das apresentações das bandas e fanfarras, a programação, que começa às 15h, incluirá: Feira dos Produtores Locais com exposição e venda de artesanato e produtos coloniais. Exposição de trabalhos escolares: mostra de projetos realizados pelos alunos. Apresentações culturais: Incluindo coral de idosos (Maragatos), Kung Fu (Dragão Negro) e possivelmente desfile de roupas recicladas.
As apresentações oficiais das doze fanfarras (com um público estimado em 450 pessoas de fora) terão início a partir das 18h, após a abertura oficial às 17h30.
Os alunos Muriel e Guilherme, veteranos na banda, ressaltaram a disciplina e a dedicação necessárias para o aprendizado dos instrumentos. Muriel, que toca um instrumento de sopro (uma recente inclusão na fanfarra), destacou a dificuldade inicial e a necessidade de força de vontade.
Já Alessandra, além de liderar o grupo de balizas, atua como diretora de imprensa do Grêmio Estudantil, sendo responsável pela comunicação e divulgação. O grupo de balizas, que ensaia coreografias e evoluções complexas para cada um dos oito toques da banda, foi integrado à fanfarra para que as líderes peguem o ritmo da música.
A Professora Graciele, que está há 19 anos à frente da regência, enfatiza a importância da música na vida dos jovens: "A música, ela traz crescimento, traz evolução intelectual, disciplina, assim como o esporte, a arte, a cultura."
O Encontro de Bandas e Fanfarras do Campus São Roque é um convite à comunidade para prestigiar e celebrar o talento, a disciplina e a integração cultural de jovens e adultos da região.
Quer saber mais?
Acompanhe as novidades e a preparação para o evento no Instagram do Grêmio Estudantil: @gremio_estudantil_saoroque
Clique aqui para acessar nossa página no Instagram








