Esporte | Grêmio

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

Em duelo direto, Grêmio persegue segunda vitória seguida no Brasileiro contra 'pedra no sapato'

Tricolor não vence a equipe paulista há quase quatro anos e último encontro na Neo Química Arena ficou marcado por polêmica de arbitragem

Grêmio voltou a vencer na última rodada do Campeonato Brasileiro e quer manter a sequência positiva para sair o quanto antes da zona de rebaixamento. Mas para isso, terá que superar o Corinthians na Neo Química Arena, uma pedra no sapato no passado recentes. Nos últimos quatro anos foram oito confrontos entre as equipes e nenhuma vitória dos gaúchos.

As duas vitórias seguidas recentes deram ânimo ao Timão, mas o duelo desta quinta-feira tem caráter de briga direta contra o Z-4. O Grêmio é o 18º com 14 pontos, quatro pontos e três posições atrás dos paulistas. Uma vitória pode representar para o Tricolor a saída da zona de rebaixamento, a qual ocupa há 10 rodadas, já que o Vitória perdeu do Flamengo e o Cuiabá não atuou na rodada.

O time de Renato Portaluppi quer embalar no Brasileirão e atingir a segunda vitória consecutiva, o que aconteceu apenas uma vez na competição, ainda em abril. O Fluminense, antes lanterna, engatou dois triunfos e já igualou a pontuação gremista, por exemplo, embora com dois jogos a mais. Recentemente, Renato disse que a equipe precisa da sequência de resultados positivos para elevar a confiança e sair da situação incômoda no campeonato.

Mas a missão não é fácil, ainda não mais quando se depara com o histórico recente de enfrentamentos com o Corinthians. Somado a isso está o desempenho atual como visitante, com apenas um ponto conquistado. A última vez que o Grêmio saiu vitorioso neste duelo foi em dezembro de 2018, na Arena, pela última rodada do Brasileiro, com gol de Jael.

Meses antes daquela partida, o Tricolor também venceu o Timão na Neo Química Arena. Essa foi também a última vez que ganhou na casa do adversário. Desde então, foram oito partidas entre os times, sendo seis empates (quatro deles com o placar zerado) e duas derrotas.

No último enfrentamento, o Corinthians cumpriu com o papel de visitante indigesto na 34ª rodada do Brasileiro passado. Sob o comando de Mano Menezes, venceu em Porto Alegre por 1 a 0 e impediu o Grêmio de assumir a liderança do Brasileirão naquela oportunidade.

Já o duelo do primeiro turno, em São Paulo, foi marcado por uma partida cheia de gols e polêmica de arbitragem. O 4x4 na Neo Química Arena teve duas viradas e um duelo à parte de Vanderlei Luxemburgo e Renato Portaluppi.

Aos 49 minutos da etapa final, um lance crucial causou uma revolta no Grêmio. Yuri Alberto, dentro da área, interceptou a tentativa de cruzamento de Ferreira com o braço, mas Wilton Pereira Sampaio não marcou o pânalti e o VAR sequer chamou para revisão do lance.

Outra destas oito partidas sem vencer o Corinthians foi o empate em 2021. O jogo em São Paulo ocorreu na penúltima rodada da Série A e tinha peso de decisão na briga contra o rebaixamento.

O Tricolor saiu na frente, mas sofreu o empate já no fim da partida. A torcida corintiana havia criado um clima hostil e queria carimbar a queda gremista na ocasião, que acabou confirmada na rodada seguinte.

Para quebrar o tabu recente, Renato conta com um elenco reforçado pelos jovens sul-americanos que chegaram ao Tricolor. O centroavante uruguaio Arezo é o único que já estreou. O colombiano Monsalve também será opção no banco. O dinamarquês Braithwaite será integrado ao elenco na próxima semana.

O Grêmio encara o Corinthians a partir das 20h, pela 19ª rodada do Brasileiro. Na sexta-feira, a delegação gremista viaja para Chapecó, onde vai mandar o jogo contra o Vasco na Arena Condá, no domingo.

GE