Esporte | Grêmio

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024

Du Queiroz pediu ao Zenit para se transferir ao Grêmio e chega em condições de estrear

Novo reforço do Grêmio, Du Queiroz já desembarcou em Porto Alegre e será oficializado em breve. Revelado pelo Corinthians, o volante passou os últimos seis meses no Zenit, mas pouco atuou na Rússia. O próprio jogador foi crucial para que o negócio com o clube gaúcho fosse concretizado.

Du Queiroz chega ao Grêmio por empréstimo de um ano, com opção de compra. Segundo apurou o ge, o valor é de 6 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões pela cotação atual) para adquirir o atleta em definitivo.

O jogador foi orientado pela OTB Sports, empresa que agencia sua carreira, a procurar o Zenit e solicitar a transferência ao clube gaúcho. O pedido e o desejo de Du Queiroz pesaram na decisão.

Na Rússia, Du até teve um início promissor, marcando um gol em amistoso de pré-temporada e titular no primeiro jogo oficial, na Supercopa contra o CSKA Moscou. Depois, porém, alternou titularidade com reserva, atuando mais pela Copa da Rússia em vez da liga local.

No total, o meia fez 16 jogos pelo Zenit, sendo sete como titular, com um gol marcado. Se considerar apenas a Premier League russa, principal campeonato do país, foram 10 partidas, apenas duas desde o início. Em oito, sequer saiu do banco.

Com o calendário paralisado no país por conta do inverno rigoroso, o último duelo oficial de Du Queiroz foi em 9 de dezembro, quando atuou os 90 minutos da vitória sobre o Nizhny Novgorod pela liga russa.

O volante, porém, está bem fisicamente e com ritmo de jogo, como uma fonte relatou ao ge. O Zenit está na disputa de um torneio amistoso no Catar, onde Du estava com o elenco e atuou. Ele desembarca em Porto Alegre para já ficar à disposição de Renato Portaluppi.

Apenas volante?

Du Queiroz estreou profissionalmente no Corinthians em 2021. Já sem idade para sub-20, o jogador passou por uma equipe de transição da época. O técnico Sylvinho, que comandava o time principal, deu as primeiras oportunidades ao atleta, quase por acaso.

– O Sylvinho precisava de um volante para completar um treino, chamou o Du e gostou. Chamou para outro treino, levou para completar banco e virou do time, aí começa a entrar. Ele se destaca mesmo em 2022 com o Vitor Pereira, joga bastante como segundo volante – relembra Marcelo Braga, repórter do ge.

Apesar do destaque que lhe rendeu a ida para o futebol europeu, Du viveu momentos conturbados no Corinthians, quando despertou a ira da torcida. Em um caso específico, foi até ameaçado após uma derrota.

Em duas temporadas incompletas (2021 e 2023) e uma completa (2022), o volante fez o total de 99 jogos, com três gols e quatro assistências. Negociado com o Zenit ainda no fim de 2022, o atleta chegou ao clube russo em meados do ano seguinte.

– Ele tinha um problema muito crônico no Corinthians é que a finalização dele não era boa. Tinha dificuldades, mas estava sempre tentando – analisou Braga. – É um jogador que tem um bom passe, boa transição, mas peca na finalização de fora da área – acrescentou.

Ainda que a posição de origem seja volante, Du Queiroz chegou a fazer as vezes de lateral-direito no Timão, posição que eventualmente havia atuado nas categorias de base. No Zenit, quase sempre foi escalado também no meio-campo, mais centralizado.

No Grêmio, uma opção poderia ser o corredor direito de ataque, setor onde Renato muitas vezes "inventou" algum jogador. O melhor exemplo talvez seja Ramiro na era vencedora da equipe em 2016 e 2017. Mais recentemente, Bitello também foi deslocado para a posição.

A questão é que, pelo histórico do atleta, nunca foi um espaço ocupado. Entretanto, em plenas condições físicas, Du Queiroz muito em breve estará disponível para ser utilizado como o treinador gremista escolher.

G1