Internacionais | Assassinados

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Dois candidatos mexicanos a prefeito são mortos em questão de horas na mesma cidade

Armando Pérez foi encontrado na noite de segunda-feira (26), enquanto Miguel Ángel Reyes havia sido encontrado poucas horas antes perto do hospital onde trabalhava como médico.

Dois candidatos a prefeito da cidade de Maravatio, no centro do México, foram mortos com poucas horas de intervalo, de acordo com a Procuradoria do estado de Michoacan.

Armando Pérez, do conservador Partido de Ação Nacional (PAN), e Miguel Ángel Reyes, do partido governista de esquerda, Morena, foram encontrados mortos em seus veículos pessoais com ferimentos de bala, disse o promotor em duas declarações separadas.

Pérez foi encontrado na noite de segunda-feira (26), enquanto Reyes havia sido encontrado poucas horas antes perto do hospital onde trabalhava como médico.

Ambos os candidatos deveriam concorrer às eleições de 2 de junho.

Durante uma conferência de imprensa diária na terça-feira (27), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que as mortes foram “lamentáveis”.

O PAN e Morena condenaram os assassinatos e exigiram justiça para os candidatos.

A violência política geralmente surge durante a época eleitoral no México, e este ano parece ser o mais violento do mandato de seis anos de Obrador, segundo analistas consultados pela CNN.

Só em janeiro ocorreram 36 eventos associados à violência político-eleitoral, segundo dados da Data Cívica, uma associação civil dedicada à análise de dados. Oito candidatos foram mortos desde setembro passado, quando começou o atual processo eleitoral, segundo um relatório da Intergralia Consultants.

Gangues criminosos são conhecidas por financiar campanhas durante a época eleitoral, intimidando candidatos e intervindo violentamente para obrigar os políticos a cooperar com eles, informou o relatório acrescentando que as organizações criminosas centram os seus ataques em nível municipal porque os presidentes da câmara podem oferecer a eles impunidade no território devido às suas ligações com as autoridades policiais e a economia local.

A ministra da Segurança do México, Rosa Icela Rodríguez, disse no início de fevereiro que o governo está trabalhando para conter a violência que antecedeu as eleições de 2024.

No dia 2 de junho, mais de 100 milhões de mexicanos serão chamados a votar nas eleições gerais, onde serão eleitos 20.375 cargos, dos quais 19.746 são locais e 629 são federais, incluindo a presidência.

CNN