Internacionais | Deslizamento de terra

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Deslizamento de terra perto de Machu Picchu deixa dois desaparecidos e 12 feridos

País sofre com fortes chuvas; acesso ao ponto turístico está normalizado

Um deslizamento de terra a sete quilômetros de Machu Picchu, no Peru, deixou dois desaparecidos e 12 feridos na tarde de domingo (25), conforme informou nesta segunda-feira (26) o Ministério do Comércio Exterior e Turismo através da sua conta no X, antigo Twitter.

As 14 vítimas viajavam pela estrada conhecida como Rota Amazônica, indicou o ministério. Após o incidente, os feridos foram encaminhados para atendimento médico e o trajeto foi temporariamente fechado ao trânsito de veículos e pedestres.

O deslizamento ocorreu devido às fortes chuvas que caíram na região. Porém, segundo o ministério, o centro arqueológico de Machu Picchu está operando “normalmente”, junto com os trens que percorrem o trecho Cusco-Ollantaytambo-Machupicchu Pueblo.

Machu Picchu é um dos principais destinos turísticos do Peru. Segundo o Governo, até antes da pandemia da Covid-19, quase 6 mil turistas chegavam ao local todos os dias.

O número foi reduzido para pouco mais de 2 mil durante a contingência sanitária e, passado esse período, as autoridades procuraram aumentar novamente a presença de visitantes e ultrapassar os 4 mil diários.

CNN