Notícias da Região | Chuvas

Sexta-feira, 20 de Junho de 2025

Defesa Civil confirma terceira morte por causa da chuva que atinge o RS; uma pessoa está desaparecida

Chuva que atinge o estado desde o início da semana tirou mais de 6 mil pessoas de casa. Ao todo, 98 cidades registraram algum prejuízo em decorrência de alagamentos e deslizamentos de terra

A Defesa Civil estadual confirmou, na manhã desta sexta-feira (20), a terceira morte causada pela chuva que atinge o Rio Grande do Sul deste o começo da semana: um idoso de 72 anos morreu após uma árvore cair sobre o carro em que ele estava em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

"O homem que morreu após a queda de uma árvore em Sapucaia do Sul passa a ser contabilizado como óbito decorrente do evento meteorológico, portanto, o total passa de 2 para 3", divulgou a Defesa Civil.

O caso aconteceu na quinta-feira (19). O idoso transitava no carro pela Avenida Rubem Berta, entre os municípios de São Leopoldo e Sapucaia do Sul, quando a árvore caiu sobre o veículo.

De acordo com a prefeitura de Sapucaia do Sul, ele foi identificado como Mauro Perfeito da Silva. A filha dele, de 37 anos, estava no banco do carona, se machucou, mas não corre risco de morrer.

As outras duas mortes aconteceram em Candelária e em Caxias do Sul.

Em Candelária, uma mulher morreu após o carro em que ela estava ser arrastado pela correnteza. O corpo dela foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) na terça-feira (17). Ela foi identificada como Geneci da Rosa, de 54 anos. Ela estaria acompanhada do marido, um homem de 65 anos, que está desaparecido.

Na quarta-feira (18), um jovem morreu após a cabeceira de uma ponte ceder e o carro onde ele estava cair e ser levado pela água de um arroio entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A vítima foi identificada como Mario César Trielweiler Gonçalves, de 21 anos.

Prejuízos causados pela chuva no estado

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana já tiraram mais de 6 mil pessoas de casa, segundo a Defesa Civil.

Ao todo, 98 cidades registraram algum prejuízo. Os municípios relatam alagamentos, deslizamentos, danos em residências, estradas e pontes.

Dados da Defesa Civil

Cidades com danos – 98

Pessoas em abrigos – 2.005

Pessoas desalojadas – 4.011

Óbitos – 3

Desaparecidos – 1

Desde o início da chuva, 552 pessoas foram resgatadastrês pessoas morreram uma está desaparecida, de acordo com o governo do estado.

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Defesa Civil estadual, cinco rios ultrapassaram a cota de inundação. São eles:

Taquari (em Lajeado) – 22,23 m (cota de inundação 19 m)

Caí (em São Sebastião do Caí) – 12,64 m (cota 10,5 m)

Ibirapuitã (em Alegrete) – 11,81 m (cota 9,7 m)

Ibicuí (em Manoel Viana) – 11,15 m (cota 9,6 m)

Jacuí (em Dona Francisca) – 8,19 m (cota 7,5 m)

Com informações de g1 RS

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram