Notícias da Região | Defesa Civil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025

Defesa Ciivil de Novo Hamburgo encerra missão no paraná após Cenário de Guerra causado por tornado

A equipe da Defesa Civil de Novo Hamburgo retornou ao Rio Grande do Sul na última quarta-feira (19) após uma semana de trabalho humanitário em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, cidade atingida por um tornado de ventos acima de 300 km/h no dia 7 de novembro.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

O grupo, liderado pelo diretor da Defesa Civil hamburguense, Gilson Cristiano do Amaral, atuou em ações emergenciais para restabelecer condições mínimas de segurança e auxiliar na reconstrução do município.

Em entrevista à nossa equipe, pouco após a chegada ao Paraná, Amaral descreveu a situação como um “cenário realmente de guerra, catastrófico” e ressaltou a importância da solidariedade entre os estados.

Em 2024 fomos atingidos severamente por uma enchente, e o estado do Paraná foi solidário, e de pronto emprego mandou equipes para nos ajudar lá, né? Então, nada mais do que justo que a gente retribua, estenda a mão para os nossos coirmãos, como eles fizeram conosco em 2024,” afirmou Amaral.

Ele destacou que a missão em Rio Bonito do Iguaçu, onde o tornado danificou até 90% das edificações, exigiu “muita mão de obra, muita dedicação, muito empenho, entrega, para que a gente possa devolver um pouco de dignidade para a população”.

Durante a semana, os agentes hamburguenses se concentraram em:  reposição de telhados (cerca de 60% das moradias foram telhadas); remoção de escombros e desobstrução de vias; corte e retirada de árvores.

No início da missão, a equipe deu prioridade ao reestabelecimento de prédios públicos, como unidades de saúde, creches e escolas, para que a cidade pudesse “retomando a normalidade”.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram