Internacionais | China
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
De super caças a “drone mãe”: China revela armas de alta tecnologia em show aéreo
A China exibiu sua tecnologia militar em rápido avanço ao revelar uma série de equipamentos de alta tecnologia na maior feira de aviação do país na semana passada.
O evento bienal na cidade de Zhuhai, no sul, tornou-se uma rara janela pública para o poder militar e industrial da superpotência comunista em ascensão, ao mesmo tempo em que oferece aos especialistas internacionais uma oportunidade para avaliar suas capacidades.
Muitas das novas armas chinesas são vistas por especialistas como tendo sido desenvolvidas para igualar os Estados Unidos, enquanto Pequim busca modernizar suas forças armadas e afirmar sua crescente presença militar na Ásia.
O evento deste ano apresentou uma série de novos sistemas de armas, incluindo caças e mísseis. Também, pela primeira vez, houve uma área dedicada a drones, sinalizando seu papel cada vez mais crítico nos campos de batalha, incluindo na guerra na Ucrânia – e qualquer possível conflito futuro sobre a ilha autônoma de Taiwan.
A exposição de seis dias atraiu quase 600 mil visitantes e mais de 280 bilhões de yuans (equivalente a US$ 39 bilhões) em pedidos globais – além de uma parada do ex-chefe de defesa da Rússia, segundo a mídia estatal.
CNN.