Esporte | Internacional

Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026

De renegados a renascidos: veja jogadores do Inter que ganharam "nova vida" com Pezzolano

Treinador aproveita início de temporada para recuperar atletas que terminaram 2025 em baixa e ampliar opções para o restante do ano

Autor de duas assistências na vitória do Inter por 3 a 0 sobre o Ypiranga, no jogo de ida da semifinal do Gauchão, Bruno Tabata é um dos jogadores que buscam nova vida na equipe de Paulo Pezzolano. Em pouco mais de um mês de trabalho, o treinador rodou o elenco e deu confiança também a quem terminou 2025 em baixa.

No caso de Tabata, o protagonismo veio com dois passes decisivos para os gols de Thiago Maia e Aguirre em Erechim. Meia mais centralizado, ao contrário do ano passado, quando atuava mais pelos corredores, o jogador ganhou movimentação e participou mais da partida.

– Desde que o professor (Pezzolano) chegou tem me escalado mais por dentro, que é onde prefiro. Minha característica é atuar entre linhas. Meus primeiros seis meses foram muito bons, mas ano passado oscilei como o grupo. O professor tem dito que acredita em mim e me passa confiança – ressaltou Tabata após o jogo de domingo.

Em busca de redenção

Ainda na lista de quem busca uma retomada no clube, está Thiago Maia. Autor do segundo gol no Colosso da Lagoa, o volante tenta recupera minutagem após um 2025 de irregularidade e início da atual temporada em recuperação de lesão muscular na coxa esquerda.

A estreia ocorreu apenas na vitória sobre o Caxias, pela sexta rodada do Gauchão. Em janeiro, envolvido a rumores de possível saída do Inter, o jogador chegou a divulgar um comunicado para negar o desejo deixar o Beira-Rio.

– Temos muitos jogadores nesse lugar do campo, Thiago Maia, Bruno Henrique, todos têm que estar pegando minutagem – disse Pezzolano.

Outro jogador com pontos somados é Alan Rodríguez. A atuação contra o Ypiranga marcou mais um passo do uruguaio na tentativa de recuperar espaço perdido, também por conta de lesão no início do ano.

Utilizado aberto pelo lado esquerdo, mostrou intensidade e mobilidade, características valorizadas pela comissão técnica. A versatilidade pode colocá‑lo novamente na disputa por vaga no meio-campo colorado nas próximas semanas.

– É polifuncional, está pegando o ritmo, pegando a nossa ideia. Pode jogar pela esquerda, direita, de segundo volante. Se jogamos com três no meio, essa é a posição dele. Um jogador muito intenso, não para de correr. O único que preciso é que ele vá pegando a ideia que nós queremos e está no caminho certo – avaliou o treinador.

Os renascidos

Apesar da recuperação de atletas que vinham de um ano irregular, alguns nomes seguem à frente na hierarquia. O principal exemplo é Rafael Borré. Em sete jogos na temporada, o atacante marcou cinco gols, já próximo dos oito que fez em toda temporada passada.

No meio-campo, Ronaldo também subiu de patamar. O volante tenta deixar para trás o rótulo de “patinho feio” ao se tornar peça de confiança de Paulo Pezzolano.

– Ronaldo e Paulinho vêm fazendo trabalhos excelentes. O Ronaldo vem crescendo muito. É um jogador muito interessante – afirmou o técnico.

Na defesa, Victor Gabriel desponta como primeira escolha ao lado de Gabriel Mercado. O zagueiro terminou 2025 na reserva, mas ganhou sequência esse ano, mesmo após a chegada de Félix Torres.

O equatoriano, reforço para 2026, deverá ter mais chances nas próximas partidas, já que Victor Gabriel tem lesão no adutor da coxa.

A nova oportunidade para quem busca confiança será neste sábado, às 18h30, no Beira-Rio, para a partida de volta da semifinal do Gauchão contra o Ypiranga. Com a vitória por 3 a 0 na ida, Pezzolano pode novamente rodar elenco e utilizar um time misto.

GE