Internacionais | Acusação

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026

Coreia do Sul e Japão acusam Coreia do Norte de disparar mísseis em direção ao marf

A Coreia do Norte lançou mísseis balísticos em direção ao mar, próximo à sua costa leste, informaram a Coreia do Sul e o Japão nesta terça-feira (27).

Segundo informações divulgadas na rede social X pela primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, por volta das 15h54 e das 16h02, no horário local — 3h54 e 4h02, no horário de Brasília — dois mísseis foram lançados pela Coreia do Norte. Os mísseis caíram nas proximidades da costa leste da Coreia do Norte, sem qualquer impacto para o Japão.


Já a Coreia do Sul afirma que foram lançados "vários" mísseis balísticos em direção ao mar.

Os mísseis caíram fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão e são de curta distância, que percorreram cerca de 350 quilômetros, segundo informações da agência de notícias Reuters.

Takaichi informou que convocou com urgência a equipe de resposta emergencial no Centro de Gestão de Crises, iniciando a coleta de informações.

"Também determinei aos ministérios e órgãos competentes que aplicassem todos os esforços na coleta e análise de informações, que fornecessem informações rápidas e precisas à população, que realizassem uma verificação rigorosa da segurança de aeronaves e embarcações e que mantivessem uma postura totalmente preparada para qualquer eventualidade", escreveu Takaichi.
Em novembro do ano passado, o Exército sul-coreano relatou o lançamento de um míssil não identificado que foi lançado de uma área no noroeste da Coreia do Norte, perto da fronteira com a China, e disparado em direção ao mar a leste. Ainda de acordo com a Coreia do Sul, o objeto, que seria um míssil de curto alcance, voou 700 quilômetros.

Os últimos testes com mísseis da Coreia do Norte haviam ocorrido no fim de outubro, quando a Coreia do Sul convocou reunião de segurança nacional. Ainda não há informações se os disparos realizados nesta terça também se tratam de testes.


A Coreia do Norte não havia se manifestado sobre os últimos lançamentos até a última atualização desta matéria.

Os mísseis norte-coreanos estão sendo desenvolvidos como parte fundamental do arsenal nuclear tático para o país se proteger de ameaças dos Estados Unidos e da Coreia do Sul .

Em atualização.

Coreia do Norte
Resumo do dia
De segunda a sábado, as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Inscreva-se e receba a newsletter
Para se inscrever, entre ou crie uma conta Globo gratuita.

Comentários (4)
Acesse sua Conta Globo e participe da conversa
Clique aqui para fazer login

Tamanho do pênis importa, sim: novo estudo explica o porquê
Sugerida para você


Tamanho do pênis importa, sim: novo estudo explica o porquê
Veja também

Polícia encontra corpo de arquiteta de Serra Negra desaparecida há três meses
G1 EPTV Campinas

Polícia encontra corpo de arquiteta de Serra Negra desaparecida há três meses

O ex-namorado da vítima, Euhanan dos Santos Barbosa, de 25 anos, afirmou ter matado a mulher com dois tiros. Em 2023, ele já havia respondido por tentativa de homicídio após esfaqueá-la oito vezes.

G1