Internacionais | Voos cancelados

Domingo, 23 de Novembro de 2025

Companhias aéreas cancelam voos saindo da Venezuela após alerta dos EUA

Comunicado americano falava em situação perigosa na região costeira do mar caribenho

Três companhias aéreas internacionais cancelaram seus voos partindo da Venezuela neste sábado (22), um dia depois de a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) alertar as principais companhias aéreas sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar o país.

A Gol, do Brasil, a Avianca, da Colômbia, e a TAP Air Portugal cancelaram seus voos partindo de Caracas neste sábado, de acordo com o Flightradar24 e o site oficial do Aeroporto Internacional Simón Bolívar-Maiquetía.

A Aeronáutica Civil da Colômbia afirmou em comunicado que havia “riscos potenciais” em voar na região de Maiquetía “devido à deterioração das condições de segurança e ao aumento da atividade militar na região”.

A TAP Air Portugal confirmou o cancelamento de seus voos programados para sábado e para a próxima terça-feira (25). “Essa decisão segue informações divulgadas pelas autoridades de aviação dos Estados Unidos, que indicam que as condições de segurança no espaço aéreo venezuelano não estão garantidas”, disse a companhia à Reuters.

A companhia aérea espanhola Iberia também anunciou o cancelamento de seus voos para Caracas a partir de segunda-feira (24), por tempo indeterminado. O voo da empresa, programado para sábado, com destino a Madri, partiu da capital venezuelana.

"A empresa avaliará a situação para decidir quando retomar os voos para aquele país", disse um porta-voz da Iberia à Reuters.

A Copa Airlines e a Wingo mantiveram seus voos partindo de Maiquetia no sábado.

O comunicado da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) citou o "agravamento da situação de segurança e o aumento da atividade militar na Venezuela e arredores" e afirmou que as ameaças podem representar riscos para aeronaves em todas as altitudes.

Nos últimos meses, houve um grande aumento da presença militar americana na região, incluindo o maior porta-aviões da Marinha dos EUA, pelo menos oito outros navios de guerra e aeronaves F-35.

O voo da Latam Airlines para Bogotá, programado para domingo, também foi cancelado, segundo o Flightradar24.

CNN