Internacionais | Pesagem de passageiros

Sábado, 10 de Fevereiro de 2024

Companhia aérea começa a pesar passageiros no portão

Objetivo é calcular equilíbrio da aeronave e garantir voo seguro

Todos nós sabemos o que é ter nossa bagagem pesada no check-in do aeroporto. A maioria de nós também está familiarizada com o “agachamento da vergonha” – a posição adotada ao vasculhar uma sacola para remover algo pesado, quando você foi informado de que sua sacola está com apenas alguns gramas de excesso de peso.

Mas agora, alguns corajosos passageiros de companhias aéreas estão consentindo em serem pesados ​​antes de embarcar no avião.

Num teste realizado pela transportadora europeia Finnair no seu polo no Aeroporto de Helsinki, passageiros voluntários estão sendo pesados ​​no portão de embarque, a fim de permitir que a companhia aérea refine as estimativas de peso para os planos antes da descolagem.

E em um cenário de pesadelo para quem já tentou levar uma mala de cabine com excesso de peso para dentro do avião, os passageiros estão sendo pesados ​​junto com suas malas de mão.

Felizmente para quem carrega uma mala volumosa, as pesagens não estão vinculadas a reservas individuais ou dados de passageiros. Tudo é anônimo, disse Päivyt Tallqvist, vice-presidente sênior de comunicações da Finnair, à CNN, com apenas o funcionário no portão vendo o peso.

O teste começou na segunda-feira (5) e, na manhã de quinta-feira (8), 800 voluntários já haviam participado, disse Tallqvist, acrescentando que a companhia aérea ficou “positivamente surpresa com o número de voluntários”.

“Comunicamos esta pesquisa aos clientes da Finnair através dos nossos canais de redes sociais e dos nossos aplicativos, e os primeiros voluntários pediram proativamente para participar, mesmo antes de o equipamento ser configurado”, disse ela.

Tallqvist disse que a companhia aérea está coletando dados sobre o peso médio dos passageiros e sua bagagem de mão “para fins de equilíbrio da aeronave e cálculos de desempenho necessários para a operação segura dos voos”.

As companhias aéreas calculam o peso dos aviões – o peso de todos a bordo, bem como da carga e bagagem no porão, e coisas como serviço de bordo e tanques  – antes de cada decolagem, juntamente com o seu centro de gravidade. O peso e o caimento de uma aeronave podem afetar onde os passageiros podem sentar-se e, em alguns casos, até quantos passageiros são permitidos a bordo e quanta bagagem pode ser transportada no porão. Cada aeronave em que você voa tem um peso máximo definido para uma decolagem segura.

“Embora as companhias aéreas conheçam o peso de todos os outros aspectos, o peso dos clientes e da sua bagagem de mão é calculado utilizando pesos médios confirmados pela Autoridade de Aviação Civil”, disse Tallqvist.

As companhias aéreas geralmente utilizam pesos médios de passageiros fornecidos pela Autoridade Europeia para a Segurança da Aviação, mas também podem usar os seus próprios, aprovados pelas autoridades. A Finnair utiliza as suas próprias medições desde 2018, mas estas devem ser atualizadas a cada cinco anos – daí a atualização.

A Korean Air conduziu seu próprio programa de pesagem em 2023, enquanto a Air New Zealand também fez uma pesquisa de peso no ano passado.

 

A Finnair está recolhendo dados tanto para o inverno como para o verão, uma vez que os passageiros tendem a usar roupas e casacos mais pesados ​​durante os invernos frios da Finlândia. As pesagens de inverno serão concluídas em fevereiro, e as de verão, entre abril e maio.

A companhia aérea afirma que calculará um peso médio a partir das medidas tomadas e enviará os dados à Agência Finlandesa de Transportes e Comunicações para verificação. Os pesos serão usados ​​para cálculos de carregamento de 2025 a 2030.

E embora muitos passageiros prefiram manter o seu peso em segredo, Satu Munnukka, chefe de processos terrestres da Finnair, garantiu aos passageiros nervosos numa declaração que “os dados recolhidos não estão de forma alguma ligados aos dados pessoais do cliente”.

Munnukka acrescentou: “Registamos o peso total e informações básicas do cliente e da sua bagagem de mão, mas não pedimos o nome ou número de reserva, por exemplo.

“Apenas o agente de atendimento ao cliente que trabalha no ponto de medição pode ver o peso total, para que você possa participar do estudo com tranquilidade.”

CNN