Notícias da Região | Inauguração Internacional
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
Comitiva de Santa Helena (PR) participa da inauguração de nova balsa no Paraguai
O desenvolvimento logístico e a integração entre Brasil e Paraguai foram celebrados nesta sexta-feira (24) com a inauguração oficial da balsa Nuestra Señora Stella Maris em Porto Índio, no Paraguai. Uma comitiva de Santa Helena, no Oeste do Paraná, liderada pelo prefeito Dinho Maraskin, participou do evento na margem paraguaia do Rio Paraná.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A delegação brasileira contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Anderson (Mu) Draghetti, o ex-prefeito Evandro Zado, o vereador Aquiles Alba, a vereadora Adriana Grasselli, além de servidores municipais ligados à administração do Porto Internacional de Santa Helena.
A nova embarcação, considerada a "mais grande da região" pelos empreendedores, tem capacidade para 24 caminhões e é impulsionada por um rebocador de 70 toneladas, prometendo agilizar a travessia entre Porto Índio e Santa Helena.
O prefeito Dinho Maraskin parabenizou os empresários Adjaime Pavei e Francisco Gayozo pelo investimento, destacando que a balsa é uma "virada de chave" para o fluxo de cargas e turistas entre os dois países. "A ligação do Brasil e do Paraguai vai melhorar muito mais", afirmou o prefeito, citando a visão de futuro dos empresários e a expectativa de que o fluxo de caminhões possa aumentar em até três vezes.
Visão de Integração:
Durante a solenidade, a palavra de ordem foi a integração. O ex prefeito Zado enfatizou a necessidade de "tirar a palavra fronteira do nosso vocabulário" e trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento regional.
"Paraguai é um país que está sendo visto pelo mundo como uma referência em crescimento. E o Estado do Paraná é uma referência no Brasil", sentenciou Zado.
O empresário Adjaime Pavei, proprietário da nova balsa, que foi construída em Porto Índio com mão de obra local, expressou sua satisfação com o resultado do investimento de cerca de um ano e meio.
A operação da balsa, segundo ele, facilitará as atividades de exportação e importação.
Presente no evento, Mário Camargo, servidor ligado ao Porto de Santa Helena, também celebrou o avanço. "Cada passo que a gente dá que melhora a logística aqui, a gente fica super satisfeito. Sem dúvida nenhuma, Porto de Santa Helena vai ser um grande Porto", comentou Camargo.
A solenidade contou com a presença de autoridades paraguaias, como a prefeita de Mbaracayú, Nanci Algarin, o prefeito de Minga Porã, Clementino Portillo, e o senador Dionísio Oswaldo Amarilla Guirland.








