Esporte | Grêmio
Sábado, 07 de Setembro de 2024
Com atletas recuperados, Grêmio fica perto de zerar departamento médico pela 1ª vez na temporada
Dos sete jogadores fora da última partida, seis podem ficar à disposição de Renato em breve
Enquanto aproveita o período sem jogos para treinamentos, o Grêmio também tem chance de recuperar atletas no departamento médico. Quase todos, inclusive. A retomada do time aos treinos indicou que Renato Portaluppi pode ter elenco completo à disposição em breve.
Na última partida antes da pausa da data Fifa, contra o Atlético-MG, o Grêmio teve sete desfalques. Três deles já estavam no departamento médico há mais tempo: Pavon e Mayk, com problemas musculares, e Du Queiroz, com uma fratura em dedo do pé esquerdo.
Jemerson e Rodrigo Ely estavam cotados para jogar, mas ficaram fora de última hora, também por lesões, confirmadas por Renato após o jogo. E Diego Costa, segundo o treinador, estava "sem confiança" para voltar, ainda com dores musculares.
A tendência, porém, é de retorno dos lesionados gradativamente. Diego Costa e Mayk já trabalham normalmente com o grupo, embora o centroavante esteja suspenso pela expulsão contra o Bahia, em abril. Os dois zagueiros estão no período de transição, que antecede a volta efetiva aos gramados.
Du Queiroz é outro que deve ficar à disposição em breve. O problema do volante foi confirmado há mais de duas semanas, tempo previsto para reabilitação. Com os cinco citados liberados, restarão apenas os dois atacantes para se recuperarem.
Pavon tem lesão muscular grau 1b no músculo bíceps femoral da coxa direita, divulgada pelo Grêmio há 12 dias. O argentino já tem feito corridas no gramado, embora ainda não tenha previsão de volta. O problema, no entanto, não é tão grave quanto de André Henrique.
O centroavante teve lesão muscular grau 3, idêntica à de Diego Costa. O hispano-brasileiro, na época, retornou em cerca de dois meses. O problema do jovem foi confirmado no fim de junho, há quase dois meses e meio. Ainda sob avaliação da fisioterapia, também faz trabalhos de corrida.
Desta forma, no cenário ideal, o Grêmio pode "zerar" o departamento médico nas próximas semanas, algo inédito na temporada. Justamente no momento em que o Brasileirão entra na reta final, e a equipe terá calendário mais folgado, tendo apenas esse campeonato em disputa.
Durante muito tempo, o clube teve três jogadores "fixos" no DM. No começo da temporada, Mila e Jhonata Robert se recuperavam de graves lesões de joelho, e Carballo vinha de cirurgia no púbis. Além deles, Cuiabano sofreu problema muscular ainda na pré-temporada.
Com o início dos jogos, naturalmente outros jogadores foram sofrendo lesões e virando desfalques. Assim, o departamento médico do Grêmio nunca esteve vazio, de fato. Embora se imagine um contexto bastante otimista, há chance do elenco estar completamente à disposição nas próximas semanas.
Enquanto isso não acontece, Renato tem mais de uma semana até o Grêmio voltar a campo, no outro domingo, diante do Bragantino fora de casa. O time tem alerta ligado para a sequência que se aproxima, de olho na parte de baixo do Brasileirão para afastar qualquer risco de rebaixamento.
G1