Brasil | São Paulo

Segunda-feira, 17 de Março de 2025

Ciclistas nus invadem Avenida em protesto por segurança e sustentabilidade

Na noite do último sábado (15/3), a Avenida Paulista, um dos principais corredores de São Paulo, foi palco de uma manifestação inusitada. Um grupo de ciclistas sem roupa percorreu a região central da cidade para chamar a atenção para a falta de segurança no trânsito e incentivar a utilização de meios de transporte não poluentes.

A manifestação, intitulada “Pedalada Pelada”, faz parte do movimento internacional World Naked Bike Ride, que ocorre há mais de duas décadas em diversas cidades ao redor do mundo. Segundo o grupo Massa Crítica SP, responsável pela organização do evento na capital paulista, o objetivo é promover uma visão de segurança no trânsito, de não poluição e de positividade em relação aos corpos das pessoas.

“É, ao mesmo tempo, um protesto contra os efeitos negativos do petróleo, automóveis e energias não-renováveis”, afirma o grupo. A escolha por não utilizar roupas durante a pedalada tem como intuito dar visibilidade aos meios de transportes não motorizados, que frequentemente são “invisíveis” no cotidiano urbano.

A Pedalada Pelada, que saiu por volta das 20h da Praça do Ciclista, atraiu a atenção de quem passava pelo local. Nas redes sociais, circulam vídeos dos ciclistas nus andando na rua em meio a automóveis e pessoas nas calçadas, muitas das quais paravam para registrar a cena inusitada com seus celulares.

A manifestação gerou reações diversas nas redes sociais. Enquanto alguns exaltavam a iniciativa, utilizando expressões como “lindo” e “maravilhoso”, outros criticavam o movimento, o taxando de falta de pudor e “piada”. “Quanta falta de respeito com a população. Por que existem pessoas que se sujeitam ao extremo ridículo?”, questionou um usuário.

Com informações de Metrópoles.