Brasil | Chuvas em São Paulo

Quinta-feira, 07 de Março de 2024

Chuvas causam estragos em regiões do litoral de São Paulo

Cidades da Baixada Santista registraram deslizamentos e pontos de alagamentos

Municípios do litoral sul de São Paulo registraram estragos e pontos de alagamentos após as chuvas que atingiram a região nas últimas 24h. Acumulados foram registrados em Mongaguá (350mm), Itanhaém (234mm), São Vicente (232mm), Peruíbe (137mm), Cubatão (133mm) e Guarujá (123mm).

Devido à forte chuva que atingiu Itanhaém, houve ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra. Ainda, o córrego Terra da Marinha extravasou temporariamente, inundando uma casa. Os moradores da residência não precisaram ser removidos.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, em São Vicente, também houve registros de pontos de alagamentos. A Defesa Civil da cidade informou que seis vias do município foram atingidas. Mesmo com a intensidade da chuva, o episódio não teve desabrigados, desalojados ou vítimas.

Um deslizamento de terra no Jardim Alice, na Praia Grande, atingiu cerca de 12 moradias, que deixou aproximadamente 30 pessoas desalojadas. Elas foram encaminhadas para casas de parentes.

O município de Mongaguá, com mais precipitações nas últimas 24h, teve três pontos de deslizamentos, sendo um na Rua Inocêncio dos Passos, que deixou a via interditada. No bairro Vila Nova, que também sofreu as consequências das chuvas, foi recomendada a interdição de algumas residências. Uma faixa da pista da SP-055 também foi fechada por conta de um deslizamento.

A cidade providenciou um abrigo provisório para acolher as pessoas afetadas no Ginásio de Esportes Agenor de Campos. Até o momento, 79 cidadãos já procuraram ajuda.

Com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Defesa Civil estadual esteve na Baixada Santista realizando vistorias e apoiando as associações das cidades de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém nesta quarta-feira (6).

Avaré e Santa Isabel também registraram chuvas intensas e pontos de alagamentos.

CNN