Notícias da Região | Cascavel
Domingo, 30 de Março de 2025
'Chega de violência! Chega de usuários de drogas': População protesta por mais segurança em Cascavel
A situação, que antes já era preocupante, tomou contornos mais sérios após a morte brutal de Luis Lourenço, que foi espancado até a morte

A Feira do Teatro foi palco de um protesto na manhã deste domingo (30). A população cascavelense se reuniu para se manifestar de forma pacífica contra a crescente de violência na cidade e o aumento de usuários de drogas nas ruas.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A situação, que antes já era preocupante, tomou contornos mais sérios após a morte brutal de Luis Lourenço, que foi espancado até a morte por um indivíduo na Rua Manaus, na última terça-feira (25).
As exatas circunstâncias do assassinato ainda estão sendo investigadas pelas autoridades, mas o que se sabe até o momento é que Luis era um trabalhador e um homem de família, que foi ameaçado, perseguido e agredido de forma cruel com uma barra de concreto por Ivanildo dos Santos, que vivia nas ruas e possuía longo histórico criminal.
O caso, que ganhou atenção nacional, aflorou ainda mais o sentimento de revolta e impunidade em Cascavel. A população está preocupada e insegura, sendo necessário que medidas efetivas e urgentes contra à violência e à criminalidade nas ruas do município, sejam tomadas pelas autoridades competentes.
Hugo Henrique organizou o protesto pela internet. Ele relatou que o que o aconteceu com Luis Lourenço era previsível, tendo em vista a forma agressiva em que os moradores de rua abordam as pessoas para pedir esmolas.
Campanhas vêm sendo realizadas para orientar a população a não oferecer esmolas, pois o dinheiro dado aos moradores de rua, muitas vezes, é o que financia o tráfico de drogas e, por consequência, o aumento da violência.
Porém, de acordo com Hugo, isso ainda não está sendo o bastante para resolver o problema. Para ele, a população está cumprindo com a política de não oferecer esmolas, mas ainda estaria faltando a resposta dos governantes e do judiciário a respeito da questão envolvendo os usuários de drogas, pois, muitos criminosos são presos e logo em seguida, são soltos pela justiça, que age fundamentada pelas leis brasileiras.
Tatiane Bertolino, que é jornalista e amiga de Luis, realizou um discurso durante o protesto e destacou que o trabalho da Polícia tem sido enxugar gelo e ressaltou a necessidade de ações efetivas de segurança pública para que as leis defasadas sejam mais rigorosas e que a segurança e a tranquilidade volte a imperar em Cascavel, para que “uma simples caminhada do parque, não seja sinônimo de perigo”.
CGN