Esporte | Grêmio

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

Centroavante uruguaio deixa boa impressão em estreia pelo Grêmio, mas Renato mantém cautela

Matías Arezo entrou no segundo tempo do jogo contra o Vitória e sofreu o pênalti que originou o segundo gol gremista

A vitória por 2 a 0 do Grêmio na manhã de domingo contou com um belo cartão de visitas de Matías Arezo. O uruguaio entrou no segundo tempo e teve participação direta no resultado do jogo. Depois da partida, Renato elogiou o centroavante, mas pregou cautela com os jovens reforços.

Segundos antes de Soteldo abrir o placar, Renato já havia chamado Arezo para uma conversa no banco de reservas. Aos 23 minutos, quando a partida estava 1 a 0 para o Tricolor, o novo atacante gremista estreou com a camisa 9.

Ele teve dois lances de destaque na partida. Aos 35 minutos, o uruguaio dominou de fora da área e arriscou, mas o chute passou longe do gol de Lucas Arcanjo. No último lance do jogo, recebeu dentro da área de Gustavo Nunes, girou e sofreu o pênalti. Na cobrança, Reinaldo converteu.

– Hoje chamei (Arezo) para colocar quando faltavam 30 minutos. Perguntei se ele se garantia. Ele mostrou vontade em jogar. Mas você vê que em dois ou três lances fáceis, ele perdeu por causa do campo e da falta do ritmo de jogo. É preferível em uma situação dessas colocar o jogador no segundo tempo porque já pega o adversário cansado – explicou Renato sobre a entrada do centroavante.

Matías Arezo não atuava desde o dia 15 de maio, quando ainda estava no Granada, da Espanha. O meia Miguel Monsalve ficou no banco de reservas, mas não foi utilizado. O chileno Alexander Aravena não foi relacionado.

Ao ser questionado se Arezo pode ser titular já no próximo jogo, contra o Corinthians, Renato manteve a cautela com o uso não só do centroavante, mas dos jovens reforços que chegaram. O técnico destacou que eles estão sem ritmo e isso precisa ser readquirido aos poucos.

– Amanhã (segunda-feira) vamos fazer um coletivo para dar ritmo de jogo nesse tipo de treinamento aos três que chegaram. No momento que você não tem ritmo de jogo, não consegue produzir a metade do que sabe. Se coloco na fogueira, as pessoas vão falar que não foi uma boa contratação. Vou dar ritmo a eles entrando nos jogos. Vou me entendendo com eles – explicou o comandante.

Monsalve vinha atuando normalmente pelo Independiente Medellín. Mas já são quase dois meses desde a última vez que o meia-armador entrou em campo. Foi no dia 29 de maio, na vitória do DIM por 4 a 0 sobre o Always Ready, na Sul-Americana.

Entre os que chegaram, Aravena é o que atuou mais recentemente. O atacante chileno entrou em campo dia 29 de junho, no empate em 2 a 2 entre o Universidad Católica e Santiago Wanderers.

Dos reforços contratados nesta janela, quem pode aparecer no time é Jemerson, ex-Atlético-MG. Nas últimas duas rodadas o zagueiro não foi relacionado por causa de um desgaste muscular. Segundo Renato, ele deve ficar à disposição contra o Corinthians, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio retorna aos trabalhos nesta tarde, às 15h30, no CT Luiz Carvalho. Na quinta-feira, a equipe de Renato Portaluppi encara o Corinthians, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão, na Neo Química Arena, em São Paulo.

G1