Esporte | Polêmica

Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026

Caso Vini Jr: Fifa pode passar a punir jogadores que taparem a boca

Proposta ganha força após jogador do Real Madrid denunciar racismo em partida contra o Benfica

Após a polêmica envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni no último Benfica x Real Madrid, o painel de conselheiros da FIFA sugeriu que a arbitragem passe a punir jogadores que falarem com a boca coberta durante as partidas.

Formado por ex-atletas, o colegiado afirmou que estuda mecanismos para penalizar esse tipo de conduta em discussões que não estejam diretamente relacionadas ao jogo.

“Uma coisa é falar sobre questões táticas com companheiros de equipe ou ter uma discussão casual. Outra é um caso claro de ódio de um jogador contra outro. Talvez seja necessário punir esse tipo de conduta”, afirmou Mikaël Silvestre à Sky Sports.

O ex-zagueiro faz parte do painel que aconselha a Fifa e se referiu ao episódio ocorrido na última terça-feira (17), no Estádio da Luz.

“É difícil para o árbitro ter provas do que aconteceu para que haja uma investigação rápida, já que o jogo de volta é apenas sete dias depois. Se for possível comprovar algo, o jogador (Prestianni) não deveria atuar nessa partida”, acrescentou o francês.

Silvestre também sugeriu possíveis punições: “Deveria haver uma suspensão exemplar e a obrigação de o jogador participar de um programa educativo, porque esse tipo de comportamento não pode ser permitido.”

CNN