Notícias da Região | Santa Helena
Quinta-feira, 26 de Junho de 2025
Caso de criança de Luz Marina que precisa atendimento pode parar na justiça depois de pronunciamento de secretário
O secretário de Saúde de São Pedro do Iguaçu foi se explicar na Câmara de Vereadores daquele município, depois do Correio do Lago tornar público o desespero de uma mãe que busca o encaminhamento para seu filho em razão da suspeita de uma grave e rara doença.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Bianca da Silva Barbosa é moradora do distrito de Luz Marina, em São Pedro do Iguaçu, e encaminhou um vídeo ao Correio do Lago relatando que a situação de seu filho Charles, que apresenta suspeita de síndrome de Kawasaki, permanece sem solução.
Uma medida paliativa foi anunciada pelo secretário durante sua participação numa sessão da Câmara, protelando para o dia 28 de julho um exame solicitado.
Ao ocupar o espaço para o qual foi convocado, o secretário ocupou boa parte do tempo para se desculpar, criticar a mãe, o Correio do Lago e as mídias sociais, que estão simplesmente cumprindo cada um com o seu papel.
Secretário municipal pode ser processado
A mãe da criança foi sabatinada por uma comissão interna da Câmara de Vereadores, que se mostrou atenta para angariar mais informações e a convocação de Bianca da Silva Barbosa para esclarecer o seu drama em plenário, pode ser o próximo passo.
Mas, na oitiva a que foi submetida pelos vereadores, ela afirmou que ficou muito decepcionada mais uma vez com a prefeitura, principalmente com a atitude do secretário de Saúde, que a chamou de irresponsável por ter faltado em algumas agendas da sua pasta. Por isso, deu a entender que pode processar Dacio Spech, secretário nomeado pelo prefeito pelas suas afirmações na tribuna.
Até os vereadores que conversaram com Bianca disseram que “é o jeito dele” meio bruto para lidar com os outros. “Não está preparado”, disse a mãe.
Bianca explicou que faltou a um agendamento, mas que avisou que faltaria por já ter realizado o exame de forma particular, com o apoio recebido através de vaquinhas que fez na comunidade de Luz Marina, principalmente.
Prefeito precisa tomar atitude
O Correio do Lago entrou em contato com o prefeito de São Pedro do Iguaçu, que até se mostrou disposto a ajudar. No entanto, o seu subordinado, secretário de Saúde, Dácio, teria sido reticente e exercitado o seu “jeitinho” também com o editor-chefe do site, Edu Ditz.
A mãe, a comunidade de Luz Marina e boa parte do município, pedem que haja mais clareza e que seja encaminhada uma resolução definitiva, antes que seja tarde para a criança.
Em outra reportagem, a mãe disse que a doença suspeita, síndrome de Kawasaki exige acompanhamento contínuo, mas alguns exames não estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Bianca cobra uma solução do prefeito: "Meu filho precisa de ajuda urgente. Se a prefeitura não pode custear, que me orientem como buscar apoio judicial ou pelo Ministério Público".
Ao longo do dia, nossa equipe buscou contato com o prefeito, que inicialmente afirmou que se posicionaria sobre o assunto. No entanto, após repetidas tentativas – incluindo quatro chamadas não atendidas e uma última tentativa no fim da tarde –, não houve retorno, levando-nos a entender que não haverá resposta por parte dele.
Clique aqui para acessar nossa página no Instagram
Leia mais sobre o assunto:








