Notícias da Região | Santa Helena

Terça-feira, 24 de Junho de 2025

Câmara de Vereadores de Santa Helena homenageia pioneiro Arnildo Bussler por contribuição à história do município

A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Helena aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (16), a Moção de Pesar nº 02/2025, de autoria do vereador Paulo César Zembrzuski (Paulão), em homenagem ao pioneiro Arnildo Bussler, falecido no dia 15 de maio. A homenagem reconhece sua contribuição histórica ao desenvolvimento do município nas áreas da cultura, transporte e economia.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Natural de Coronel Barros (RS), Arnildo chegou a Santa Helena em 1958 e construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e dedicação à comunidade. Atuou como agricultor, motorista, empresário e foi um dos primeiros músicos do município. Em 1972, fundou a banda Som Livre, que representou Santa Helena em diversos estados brasileiros e no Paraguai.

A moção foi dedicada à esposa, dona Venilda Bussler, aos quatro filhos, sete netos e um bisneto. Paulão destacou também o pioneirismo de Arnildo no transporte escolar e de passageiros no município. Ele foi o primeiro a obter alvará para esse tipo de serviço e foi responsável por abrir rotas que ligavam Santa Helena a localidades como Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado, inclusive utilizando um veículo do modelo "urutu".

Após a aprovação da moção por unanimidade, os familiares foram convidados a permanecer no plenário para o recebimento simbólico de um certificado.

Legado

Arnildo Bussler deixa uma marca profunda na história de Santa Helena. Além de sua contribuição como músico por mais de seis décadas, foi responsável por participar da abertura de estradas, fundar clubes esportivos como o Incas e o União, e integrar eventos tradicionais como bailes de inauguração de casas e salões.

Ao longo de sua vida, tocou em eventos nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo e também no Paraguai. Em 1999, realizou o sonho de gravar um CD em Santa Rosa (RS).

A Moção de Pesar nº 02/2025 agora integra os registros oficiais da Câmara Municipal, como reconhecimento da relevância histórica e social de Arnildo Bussler para Santa Helena e toda a região.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram