Notícias da Região | Itaipu Binacional
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Calendário lunar lançado pela Itaipu orienta agricultura familiar no Paraná

Uma ferramenta simples, mas poderosa, promete transformar o dia a dia de milhares de agricultores familiares do Paraná. Lançado pelo projeto Semeando Gestão, o Calendário Biodinâmico foi apresentado no último dia 15, em Cascavel, durante visita técnica ao assentamento Valmir Mota de Oliveira. A iniciativa é fruto de um convênio entre Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR) e governo federal.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Baseado nos ciclos da Lua, o calendário orienta sobre os períodos ideais para plantio, colheita e poda, conforme os princípios da agricultura biodinâmica. O material, em formato de parede e com espaço para anotações, une os saberes tradicionais a práticas atualizadas de produção agroecológica.
“O lançamento do Calendário Biodinâmico não é apenas uma ferramenta de apoio ao agricultor, mas traz a valorização dos saberes tradicionais”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni.
A versão digital está disponível para acesso gratuito no site da campanha: campanha.itaipuparquetec.org.br/calendario-semeando-2025. Já a versão física será distribuída conforme o número de famílias cadastradas em cada território.
Com mais de 2.500 famílias atendidas diretamente e 31 cooperativas assessoradas, o projeto alcança cerca de 7,4 mil pessoas em todo o estado. A proposta é fortalecer a agroecologia, a inclusão socioeconômica e a permanência das famílias no campo com qualidade de vida.
Para Eliane Balbinotti, agricultora familiar, a ferramenta reforça práticas já utilizadas no dia a dia. “Na lua minguante, por exemplo, plantamos raízes como mandioca e batata-doce. Também é o período ideal para podas”, destacou.
O diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, celebrou os avanços do projeto. “Esse calendário é a materialização de tudo que tem sido feito. Ele reúne a vivência da CCA-PR, a experiência da Itaipu no desenvolvimento territorial e a pesquisa aplicada do Parquetec.”
O uso das orientações também se estende à agroindústria. Joelma Gomes Queiroz, coordenadora da padaria Camponesa, ligada à CopCraf, comentou que a produção de doces e panificados melhorou com as orientações do calendário e da assistência técnica especializada.
Carlos Henrique da Silva Gonçalves, gestor do convênio pela Itaipu, reforçou que a atuação da empresa no campo evoluiu de ações locais para uma rede estadual de apoio. “Queremos viabilizar economicamente essas propriedades para garantir renda, permanência no campo e a sucessão rural.”
Já o agricultor Armelindo da Rosa Maia, representante da CCA-PR, destacou o impacto prático do projeto. “Voltamos a ter assistência técnica, e isso deu um salto de qualidade na nossa produção. Agora, buscamos expandir os canais de comercialização.”
O Semeando Gestão é mais que um projeto agrícola. É um movimento que alia tradição, tecnologia e sustentabilidade para garantir um futuro mais justo e produtivo no campo.


