Internacionais | Brasileiro deportado

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026

Brasileiro detido pelo ICE durante entrevista de visto chega ao Brasil após deportação

Matheus Silveira, de 30 anos, desembarcou em Belo Horizonte e foi recebido pelo programa "Aqui é Brasil" do governo, informação confirmada pela mãe dele.
Por Livia Bonard, Globonews

O brasileiro que foi detido por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) durante uma entrevista para obtenção do visto permanente chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (12) depois de ter a deportação voluntária concluída. Ele foi detido há mais de 2 meses.

Matheus Silveira, de 30 anos, desembarcou em Belo Horizonte e foi recebido pelo programa "Aqui é Brasil" do governo, informação confirmada pela mãe dele.

O rapaz irá descansar antes de vir para o Rio de Janeiro, onde voltará a morar. Durante a detenção, houve vários momentos em que a família não conseguiu contato com ele. Em uma delas, a mulher dele não conseguiu contato por dias enquanto ele era transferido entre centros de detenções sem que a família recebesse informações oficiais.

A esposa dele, Hannah Silveira, afirma que nas detenções por onde ele passou as condições eram insalubres e a alimentação precária.

A família também aponta outros erros: como ele assinou uma deportação voluntária, ele tinha o direito de ser enviado para o Brasil em um voo comercial, o que não foi feito.

'Coração partido'
Hannah afirma estar com o coração partido por ter que escolher entre o marido e o país que nasceu e serviu ao Exército. Apesar da dor, a decisão de vir para o Brasil, para onde seu marido voltará, foi tomada porque não se sente mais segura em solo americano.

Hannah Silveira é americana e casada com Matheus desde 2024. O casal está junto desde 2022. Eles se conheceram depois que ela se mudou para a Califórnia para estudar Direito depois de deixar o Exército, onde atuou por dois anos como paramédica.

Com o marido preso há dois meses e o termo de autodeportação assinado por Matheus, Hannah vai se mudar para o Brasil, onde terá que recomeçar a vida profissional já que a formação de Direito dela não tem certificação no país.

Fonte: G1