Esporte | Natação

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2024

Brasil garante índice dos 4x100 medley misto no Mundial de Esportes Aquáticos

Breno Correia, nos 100m livre, não vai bem em sua eliminatória em Doha, no Catar, faz o tempo de 49s22 e fica fora da semifinal da prova, nesta quarta

Nesta quarta, o Brasil garantiu índice no revezamento 4x100m medley misto para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Depois de classificar os dois 4x100m livre, mesmo sem estar na disputa dessa prova no Mundial de Esportes Aquáticos em Doha, no Catar, mais uma vaga veio no revezamento com a última cota possível. Entenda!

O único país que poderia tirar a vaga do Brasil seria a África do Sul, mas com o tempo de 3min48s03, eles não superaram o tempo brasileiro de 3min48s00 do Mundial passado em Fukuoka, no Japão (equipe formada por Guilherme Basseto, Jhennifer Alves, Kayky Mota e Stephanie Balduccini). E como as equipes classificadas para a final já estavam à frente do Brasil, não há outro país que possa tirar os brasileiros, que já ocupavam a "posição de corte".

O que falta? O Brasil só vai disputar esse revezamento misto em Paris, se tiver um número mínimo de atletas que atinjam o índice olímpico. Essa definição sairá, na seletiva, em abril. De qualquer maneira, hoje, o Brasil tem direito a uma vaga no revezamento 4x100m medley misto em Paris.

Nos revezamentos, um máximo de 16 equipes classificadas competirão em cada evento dos Jogos Olímpicos, com apenas um time por país. Três países por prova de revezamento serão classificados para Paris 2024 com base nos resultados finais do Campeonato Mundial em Fukuoka, no Japão, em julho de 2023. As 13 equipes restantes por prova serão alocadas com base nos resultados alcançados nas preliminares do Campeonato Mundial de 2024, em Doha, no Catar, excluindo equipes já classificadas.

Resumo da Manhã

Breno Correia não teve uma boa estreia no Mundial de Esportes Aquáticos, que acontece em Doha, no Catar. Na madrugada desta terça (manhã de quarta no horário local), o brasileiro ficou em nono na sua eliminatória dos 100m livre com o tempo de 49s22 e não se classificou para as semifinais.

Breno volta a competir pelo Brasil no revezamento 4x200m livre masculino na próxima sexta, dia 16. A competição terá transmissão ao vivo do sportv 2.

Breno competiu na bateria 10 e teve muitas dificuldades já nos 50m iniciais, virando a primeira parcial já em nono lugar. O brasileiro não conseguiu se recuperar e acabou fechando a prova na mesma colocação.

- Começando a competição com os 100m livre, quebrando o gelo. Vou confessar que não foi a prova que eu estava esperando, eu já tinha nadado ano passado para 48s6. Isso após ter mudado algumas coisas do meu programa. Então, estava esperando um tempo mais baixo. O principal é revezamento, estou feliz de estar aqui - conclui.

Maria Fernanda Costa seria outra brasileira a competir nesta manhã em Doha. A brasileira estava classificada para as semifinais dos 200m borboleta, mas preferiu se preservar para a final dos 200m livre, que também acontece nesta quarta.

G1