Brasil | Ajuda humanitária

Sábado, 27 de Junho de 2026

Brasil envia hoje segundo voo à Venezuela para montar hospital de campanha

Aeronave está prevista para decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 11h

A FAB (Força Aérea Brasileira) envia, neste sábado (27), um segundo voo com ajuda humanitária à Venezuela enquanto o país se recupera dos impactos causados por um terremeto nesta semana. O avião – um KC 390 Millennium – levará um hospital de campanha da Marinha e uma equipe médica que prestará apoio aos feridos.

A aeronave está prevista para decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 11h. Além da estrutura do hospital e de equipes, serão carregados no voo 100 purificadores de água, medicamentos e materiais para cirurgias.

O primeiro voo da FAB com ajuda humanitária decolou no início da tarde da sexta-feira (26). A aeronave tinha como destino a cidade de Maracay, localizada ao norte da Venezuela, região mais afetada pelo terremoto.

O foco da missão foi disponibilizar equipes de resgate ao vizinho. O voo levou 36 bombeiros, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), além de doze toneladas de equipamentos para o socorro.

Historicamente, as primeiras 48 horas a 72 horas após um tremor são amplamente consideradas a “janela de ouro” para alcançar pessoas soterradas com vida. Depois desse período, as chances de sobrevivência sem uma fonte de água diminuem rapidamente.

Na última quinta-feira (25), Lula disse ter conversado com Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, para avisar que enviaria suprimentos ao país.

O desastre

Segundo dados atualizados na noite de sexta-feira, o número de mortos após os terremotos na Venezuela subiu para 920, segundo Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional do país. Outras 3.360 pessoas ficaram feridas.

A costa norte da Venezuela foi atingida, na noite de quarta-feira (24), por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. A magnitude dos tremores foram de 7,2 e 7,5 na escala Richter.

Os tremores, considerados dois dos maiores terremotos da história moderna da América Latina, atingiram uma região a cerca de 160 km a oeste de Caracas, capital do país, enquanto os venezuelanos aproveitavam um feriado.

O estado costeiro de La Guaira sofreu os piores danos e foi declarado zona de desastre. A situação no estado é uma "verdadeira tragédia", e dezenas de edifícios desabaram, registrou Delcy Rodríguez.

CNN Brasil