Internacionais | Susto

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial é encontrada em jardim na Inglaterra

Retirada e transporte do explosivo afetou 10 mil moradores da cidade inglesa de Plymouth

Uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial foi levada ao mar e acionada depois de ser encontrada em um jardim na cidade inglesa de Plymouth, disseram autoridades na sexta-feira (23).

Cerca de 10 mil pessoas foram afetadas quando partes da cidade do sul da Inglaterra foram isoladas para permitir que especialistas em eliminação de bombas retirassem o dispositivo, disse um membro do parlamento local, Johnny Mercer, em uma postagem nas redes sociais.

A decisão de detonar a bomba no mar foi tomada “após considerar todas as opções, incluindo uma detonação controlada no local”, segundo um comunicado do governo.

“Acho que é justo dizer que os últimos dias ficarão para a história do Plymouth. Esta bomba de guerra realmente trouxe à tona o espírito de guerra, as pessoas se uniram para realmente apoiar umas às outras e, embora tenha sido muito difícil, nós superamos isso”, disse Tudor Evans, líder do Conselho Municipal de Plymouth.

A bomba foi cuidadosamente carregada em um caminhão, que se dirigiu lentamente até a rampa de lançamento para poder ser carregada em um barco, que então levou o dispositivo para o mar para que pudesse ser detonado com segurança, disse ele.

Evans agradeceu aos especialistas em bombas pela sua bravura e por “colocarem as suas vidas em risco” enquanto retiravam a bomba.

O objeto foi descoberto na terça-feira (20) em um jardim, informou a Câmara Municipal de Plymouth em uma postagem nas redes sociais.

“Tem sido uma montanha-russa de emoções nos últimos dias e gostaria de elogiar a comunidade por ajudar a equipe de emergência na evacuação e apoiar nossos esforços para proteger sua casa”, disse Evans.

“É um dia que nunca esquecerei. Estou muito orgulhoso de Plymouth”, acrescentou.

CNN