Notícias da Região | Santa Helena

Terça-feira, 25 de Março de 2025

Bolsa saúde para os santa-helenenses e cursos profissionalizantes para garantir as melhores vagas de emprego são pedidos do vereador Mauricio

Na sessão desta segunda-feira (24), da Câmara de Vereadores do município de Santa Helena, o vereador Mauricio Weirich, do MBD, fez três indicações uma sobre a possibilidade de implantar o Programa Bolsa Saúde, outra pedindo pavimentação poliédrica para uma estrada do interior e outra para buscar parceria para qualificar os trabalhadores dos distritos para ocuparem as melhores vagas de emprego em indústrias.

Maurício esteve nos estúdios do Correio do Lago para dar mais detalhes sobre as indicações.

Sobre a indicação para cursos profissionalizantes através do Qualifica Santa Helena, o vereador pediu pela descentralização destes cursos, para que eles sejam realizados também nos distritos. Um dos motivos para esta profissionalização é a instalação da Frivatti no município, para que as vagas que melhor pagam ou os serviços mais leves, mas que exigem qualificação, possam ser ocupadas pelos santa-helenenses. Outro motivo é o gerenciamento de aviários, que hoje são automatizados, mas exigem que o trabalhador entenda e consiga programar os controladores.

Com relação ao Programa Bolsa Saúde, o vereador explicou que se o município destinar um valor mensal ao cidadão para investir em cuidados com a saúde, como numa atividade física supervisionada ou em terapias integrativas complementares, como acupuntura, musicoterapia, constelação familiar, homeopatia... No início os custos para o município aumentariam, mas com o passar do tempo, uma melhor qualidade de vida seria percebida e menos se gastaria com a medicina tradicional.

O vereador destacou que o município de Santa Helena tem tanto dinheiro dos royalties, é o quinto em produção agrícola do estado, mas em que isso reflete no cidadão? É preciso melhorar a qualidade de vida, precisa qualificar para poder melhorar os salários, principalmente a população mais carente, que não consegue pagar nem uma academia ou se deslocar até a cidade para fazer um curso profissionalizante. Assista acima