Esporte | Basquete

Quarta-feira, 19 de Março de 2025

Basquete brasileiro perde o bicampeão mundial Wlamir Marques

O basquete brasileiro está de luto. Isto porque Wlamir Marques, um dos grandes nomes da modalidade no país, morreu nesta terça-feira (18) aos 87 anos de idade após um período internado na UTI de um hospital particular em São Paulo, anunciou a Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Natural de São Vicente, em São Paulo, Wlamir conquistou títulos importantes com a camisa da seleção brasileira, como o bicampeonato mundial, dois vice-campeonatos mundiais, duas medalhas olímpicas (uma de bronze nos Jogos de Roma de 1960 e outra de bronze nos Jogos de Tóquio de 1964), além de títulos em campeonatos Sul-Americanos e Pan-Americanos.

Além disso, Wlamir é membro do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba). Ele também recebeu o Troféu Heims de melhor atleta da América do Sul em 1961 e a Medalha do Mérito Esportivo.

O velório de Wlamir será realizado na próxima quarta-feira (19), no Parque São Jorge, no Ginásio Wlamir Marques, entre as 13h30 e as 17h30 (horário de Brasília). A cerimônia será aberta ao público.

Fonte: Agência Brasil