Notícias da Região | Tragédia
Quinta-feira, 12 de Junho de 2025
Avião da Air India cai cinco minutos após decolagem e deixa 242 a bordo em situação indefinida
Um avião da companhia aérea Air India caiu nesta quinta-feira (12) poucos minutos após decolar do aeroporto de Ahmedabad, na Índia. A aeronave, um Boeing 787-8 que fazia o voo AI-171 com destino a Londres, permaneceu menos de cinco minutos no ar antes do acidente. O episódio mobilizou autoridades locais e internacionais e ainda não há confirmação oficial sobre o número de mortos ou feridos.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
De acordo com informações do Diretório Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA), o avião decolou às 13h38 no horário local (5h08 em Brasília) e perdeu contato com a torre às 13h43 (5h13 em Brasília), momento em que a tripulação emitiu um alerta de emergência (“mayday”).
No total, 242 pessoas estavam a bordo da aeronave — entre passageiros e tripulantes. Segundo a companhia aérea, estavam entre os passageiros 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses, um canadense, além de dois pilotos e dez comissários de bordo.
O acidente ocorreu ainda durante a fase de decolagem e imagens que circulam nas redes sociais mostram os destroços em chamas próximos ao aeroporto, com uma densa fumaça preta visível à distância. Equipes de resgate foram imediatamente acionadas e ambulâncias foram enviadas ao local. Ruas próximas ao aeroporto foram bloqueadas para facilitar o atendimento.
A plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 registrou apenas a decolagem da aeronave, sem qualquer dado adicional, o que reforça a hipótese de que a perda de contato com os controladores foi imediata.
A fabricante Boeing declarou que já foi informada sobre o acidente e que está coletando dados para entender o que pode ter acontecido com o modelo 787-8 envolvido.
O governo britânico foi rapidamente informado, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, classificou o episódio como “devastador”, afirmando que acompanha de perto os desdobramentos. O Palácio de Buckingham comunicou que o rei Charles III também está sendo mantido a par da situação.
As autoridades indianas continuam investigando as causas da queda e devem fornecer mais informações nas próximas horas.
Correio do Lago com informações de UOL








