Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 23 de Junho de 2025

Atenção: Santa-helenenses já podem consultar o 2º lote da restituição do Imposto de Renda 2025

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes de Santa Helena e região que entregaram a declaração no prazo já podem verificar se estão entre os contemplados.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Este é o maior lote da história tanto em número de contribuintes quanto em valor pago. No total, 6.545.322 pessoas vão receber R$ 11 bilhões em restituições, incluindo valores residuais de declarações de anos anteriores.

O pagamento será realizado no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte na declaração.

Entre os grupos com prioridade no recebimento estão:

4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;

1.044.585 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;

496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

148.090 pessoas com mais de 80 anos;

91.363 pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave.

Neste lote, apenas contribuintes com prioridade receberão o valor.

A consulta pode ser feita acessando o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal em tablets ou celulares.

Caso o nome não esteja na lista, o contribuinte pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar se há pendências. Se for necessário, pode ser enviada uma declaração retificadora para tentar entrar nos próximos lotes.

Se a restituição não for creditada por motivo de conta desativada, o valor ficará disponível por até um ano para resgate no Banco do Brasil. Nessa situação, o cidadão pode agendar o recebimento por meio do Portal BB ou pelos telefones:

4004-0001 (capitais),

0800-729-0001 (demais localidades),

0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o valor não seja retirado dentro de um ano, será preciso solicitar novamente no e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fique atento aos prazos e garanta seu reembolso!

Correio do Lago com informações de Agência Brasil

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram