Notícias da Região | Santa Helena
Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025
Atenção, santa-helenenses com perícias agendadas no INSS: Com médicos em greve perícias serão automaticamente reagendadas

A partir desta segunda-feira (27), as perícias médicas que seriam realizadas por profissionais em greve serão automaticamente reagendadas pela Dataprev para outros peritos que estejam em atividade normal.
Segundo o Ministério da Previdência Social, os segurados serão notificados sobre o novo dia e horário do atendimento por meio da Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, via mensagens automáticas.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O Ministério também anunciou que os médicos que aderirem à greve terão suas agendas suspensas e os salários descontados proporcionalmente ao período de paralisação
O que está acontecendo?
Desde setembro de 2024, cerca de 10% dos médicos peritos aderiram à greve parcial, realizando um número reduzido de perícias. A paralisação está relacionada à insatisfação com uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que declarou ilegais alguns acordos feitos na greve de 2022, como a redução da produtividade em 40%.
Em resposta, o governo implementou um novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que aumentou a produtividade e teve adesão de 90% dos peritos.
O que fazer?
Se você tem uma perícia médica agendada, fique atento às notificações via Central 135 ou aplicativo Meu INSS. Essa medida administrativa busca garantir a continuidade dos serviços essenciais e minimizar transtornos aos segurados.
Para mais informações, entre em contato com o INSS ou acesse o aplicativo Meu INSS.
Correio do Lago com informações de Agência Brasil