Notícias da Região | Notícias da Região

Segunda-feira, 24 de Março de 2025

Atenção Santa Helena: Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

Os contribuintes de Santa Helena e de todo o país que caíram na malha fina do Imposto de Renda e regularizaram suas pendências já podem conferir se receberão a restituição. A partir das 10h desta segunda-feira (24), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote da malha fina de fevereiro, que também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp   

No total, 120.039 contribuintes serão contemplados, com um montante de R$ 253,88 milhões em restituições. Desse valor, R$ 168,86 milhões serão destinados a contribuintes que têm prioridade no reembolso.

A Receita Federal estabeleceu critérios para a liberação dos pagamentos. A maior parte dos beneficiados — 75.790 contribuintes — utilizou a chave Pix (CPF) na declaração ou a declaração pré-preenchida, garantindo prioridade no recebimento. Também terão prioridade idosos com mais de 60 anos, professores, pessoas com deficiência física ou mental e aqueles com moléstias graves.

Os contribuintes podem verificar se estão no lote acessando o site da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones.

O pagamento da restituição será realizado no dia 31 de março, diretamente na conta bancária ou chave Pix (CPF) informada na declaração. Caso o valor não seja depositado devido a problemas na conta, o montante ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode solicitar o crédito em qualquer conta bancária pelo Portal BB ou pelo telefone da Central de Relacionamento do banco.

Se a restituição não for resgatada dentro do prazo de um ano, será necessário fazer a solicitação no Portal e-CAC, na aba “Meu Imposto de Renda”, e acessar a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

A Receita Federal recomenda que aqueles que não encontrarem seus nomes na lista acessem o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências e, se necessário, enviem uma declaração retificadora para garantir a restituição nos próximos lotes.

Correio do Lago com informações de Agência Brasil

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram