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Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024

Atenção motoristas de Santa Helena: pedágio volta com novas tarifas na região

A partir desta quinta-feira (19), motoristas que trafegam pelas rodovias do Oeste e Sudoeste do Paraná devem se preparar para a volta do pedágio. O Lote 6 das concessões rodoviárias será leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), abrangendo 662 quilômetros de extensão que incluem as rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.

A tarifa básica máxima foi fixada em R$ 0,1758 por quilômetro, mas o valor final dependerá do desconto oferecido pela concessionária vencedora. Caso a Empresa Paranaense de Rodovias (EPR), única interessada no leilão, siga os padrões de concessões anteriores, as tarifas médias para automóveis nas praças do Oeste devem ser próximas às divulgadas no edital:

Cascavel (BR-277): R$ 13,65

Céu Azul (BR-277): R$ 13,71

São Miguel do Iguaçu (BR-277): R$ 15,75

Lindoeste (BR-163): R$ 17,10

Como é calculado o pedágio?

O custo para o usuário é baseado na tarifa básica máxima (R$ 0,1758 por quilômetro) multiplicada pela extensão do trecho sob concessão. Por exemplo, o valor em Cascavel, na BR-277, resulta do cálculo sobre a distância rodoviária atribuída à praça.

Descontos também são aplicados pela concessionária vencedora. Em leilões anteriores, os abatimentos variaram: de apenas 0,08% no Lote 2 até 26,6% no Lote 3, demonstrando que a concorrência é um fator decisivo para a redução de custos.

Obras e melhorias previstas

A nova concessionária deverá investir cerca de R$ 20 bilhões no lote, sendo:

R$ 12,6 bilhões para obras de infraestrutura, incluindo duplicações de 462 quilômetros (entre Cascavel e Foz do Iguaçu e Cascavel e Pato Branco).

R$ 7,4 bilhões em manutenção.

Entre as principais melhorias estão:

Construção de novos viadutos em áreas estratégicas.

Contornos rodoviários, como o Contorno de Marmeleiro e o Contorno de Lindoeste.

O leilão do Lote 6 conclui a concessão do eixo da BR-277, conectando a fronteira oeste do Paraná ao Porto de Paranaguá. Este é um marco para a infraestrutura rodoviária estadual, com impacto direto na mobilidade e logística da região.

Motoristas de Santa Helena e arredores devem ficar atentos às mudanças e ajustes no tráfego a partir das novas tarifas e obras programadas.

Correio do Lago com informações de Catve

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