Internacionais | Ataque russo
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
Ataque russo atinge Kharkiv e fere mais de 40 pessoas, dizem autoridades ucranianas
Presidente da Ucrânia repetiu apelo por mais apoio militar dos aliados
Um ataque russo a um bloco de apartamentos na cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, feriu pelo menos 41 pessoas, disseram autoridades ucranianas neste domingo (15).
Três dos feridos quando uma bomba aérea guiada atingiu o prédio de 12 andares eram crianças, disse o chefe da administração militar da cidade de Kharkiv, Oleh Syniehubov.
Pelo menos 14 pessoas foram hospitalizadas como resultado do ataque e uma pessoa foi dada como desaparecida.
“Pode haver pessoas sob os escombros”, disse Syniehubov. “A operação de busca e resgate continua”, acrescentou.
Um dos moradores se recusou a se retirar sem seu cachorro, disse o Ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko. “Cada vida é importante para nossos socorristas, então eles resgataram o homem e seu animal de estimação do apartamento cheio de fumaça no 12º andar”, acrescentou.
Um vídeo compartilhado online pelo ministro mostrou o cão sendo levantado no ar por um dos guindastes de emergência antes de chegar ao telhado do prédio e ser recebido por um dos socorristas.
O ataque provocou um incêndio no nono andar. Três apartamentos foram completamente destruídos. Dezenas de carros foram danificados pela greve, que também deixou centenas de janelas quebradas.
“Moradores estão sendo retirados. Organizações especializadas, humanitárias, internacionais e ucranianas estão respondendo à cena”, disse Syniehubov.
“Esta é uma infraestrutura civil”, disse o Comissário do Parlamento Ucraniano para os Direitos Humanos, Dmytro Lubinets. “A Rússia viola maciçamente os direitos humanos e o direito internacional humanitário. A reação deve ser aqui e agora.”, ele acrescentou.
Kharkiv fica perto da fronteira com a Rússia e tem visto ataques frequentes desde que a invasão russa em grande escala começou em 2022.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky repetiu seu apelo por mais apoio militar dos aliados após o ataque.
“O mundo deve nos ajudar a nos defender contra aeronaves militares russas e as dezenas de bombas aéreas guiadas que ceifam vidas ucranianas todos os dias”, disse Zelensky em uma postagem nas redes sociais neste domingo.
“Esse terror pode ser interrompido. Mas para pará-lo, o medo de tomar decisões fortes e objetivamente necessárias deve ser superado. Somente a determinação pode trazer um fim justo a esta guerra. É a determinação que protege mais efetivamente contra o terror”, ele acrescentou.
As autoridades ucranianas estimaram anteriormente o número de ataques russos em um período de 24 horas em nove, incluindo caso em Odesa que deixou um homem e uma mulher na faixa dos 60 anos mortos.
Zelensky disse que na semana passada “os russos lançaram cerca de 30 mísseis de vários tipos, mais de 800 bombas aéreas guiadas e quase 300 drones de ataque contra a Ucrânia”.
CNN