Notícias da Região | Fronteira
Terça-feira, 26 de Agosto de 2025
Asfalto Porto Índio até a super carreteira chega próximo de 70% de execução no Paraguai
De acordo com o MOPC, Ministério de Obras Pública do Paraguai, o asfalto que vai beneficiar diretamente cerca de 150 mil pessoas em uma vasta região, já chega perto da marca dos 70% de execução no lote 1, que vai de Mbaracayú a Cruce Itakyry, na Ruta 07, antiga super carreteira, num trecho de 27km.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O Lote 2 compreende 33,3 km no total e é feito pela empresa LT (Los Trigales) e liga General Diaz, KM 42 até o Porto Índio.
Este trecho também está bastante adiantado, superando os 60%, faltando ainda a conclusão de obras como pontilhões e passadouros de animais.
Fruto de luta e reivindicação de muitos anos, o trabalho não para e o cronograma tem sido cumprido, também no lote 2.
O caminho asfaltado melhorará o acesso a Porto Índio e consequentemente ao
Porto Internacional de Santa Helena
Em razão de toda movimentação para construção do asfalto no lado paraguaio, o Brasil, através do Porto Internacional de Santa Helena, aduana integrada, tem na Administração Municipal de Santa Helena, um olhar atento para as melhorias e ampliações necessárias diante da expectativa positiva do aumento significativo de fluxo comercial e turístico entre os dois países.
Além das melhorias internas, há projeto já nas mãos do Governo Estadual, para ampliar a infraestrutura dos acessos e rodovias da região, que deverão aumentar muito a movimentação a partir da concretização do sonhado asfalto no lado guarani.
A iniciativa privada incentivada pelo Conselho dos Lindeiros, que era presidida pelo ex-prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, bancou o projeto que já foi entregue ao Palácio Iguaçu, via Secretaria de Infraestrutura, comandada por Sandro Alex, que ainda não se manifestou oficialmente sobre quando haverá algo de concreto a respeito, o que é esperado para breve.
O Governo Estadual tem anunciado muitas obras e grandes investimentos por todo o Paraná e parece protelar o início daquelas necessárias aqui na Costa Oeste.
Fonte Extra
Balsa atravessa o Lago de Itaipu via Porto de Santa Helena (Foto: Elder Boff/Fonte Extra)







