Notícias da Região | Paraná

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025

Apreensões de drogas crescem 27,5% no Paraná e batem recorde histórico no primeiro semestre de 2025

O combate ao tráfico de drogas no Paraná alcançou um novo marco no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, as forças de segurança pública do Estado apreenderam 287,9 toneladas de entorpecentes, número 27,5% maior que no mesmo período de 2024, quando foram retiradas de circulação 225,8 toneladas. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (31), são do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria da Segurança Pública (Sesp).

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

O volume representa o maior já registrado no estado para um primeiro semestre e reflete um crescimento expressivo desde 2018, quando foram apreendidas 45,5 toneladas. Em sete anos, o aumento acumulado supera 532%.

A maior parte das apreensões segue concentrada na maconha, com 284 toneladas retiradas das ruas entre janeiro e junho deste ano – 28,2% a mais do que no mesmo período do ano anterior e 546% acima do registrado em 2018. No caso da cocaína, foram apreendidas 2,36 toneladas, mantendo o patamar de 2024, mas mais que o dobro das 1 tonelada de 2018. O crack teve apreensões estáveis, com 1,5 tonelada, e o ecstasy teve crescimento expressivo: 83,4% de aumento, passando de 27.329 para 50.126 comprimidos.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os resultados são fruto do trabalho integrado entre as polícias Civil, Militar, Penal e Científica. “O Paraná vem batendo recordes sucessivos em apreensões. Só em alguns dias de operações na região Oeste, conseguimos retirar toneladas de drogas, prender envolvidos e apreender armas. Combater o tráfico é atacar a base do crime organizado”, destacou.

As ações de repressão têm sido reforçadas em áreas estratégicas, especialmente nas regiões de fronteira como Foz do Iguaçu e Guaíra, onde operações conjuntas com a Polícia Federal têm sido frequentes. Em uma das mais recentes, realizada no dia 29, cerca de 732 quilos de maconha foram apreendidos e dois suspeitos presos.

O Governo do Estado também tem investido fortemente na modernização das forças de segurança, com aquisição de viaturas, embarcações e aeronaves com tecnologia avançada, como câmeras térmicas e sistemas de rastreamento, que facilitam operações em áreas de difícil acesso.

Referência nacional

O destaque do Paraná não se limita ao cenário local. Em 2024, o estado foi responsável por mais de um terço de todas as apreensões de drogas do país, segundo o Anuário de Segurança Pública. Foram 769 toneladas, o que representa 36,5% do total nacional. Já em 2025, dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) apontam que o Paraná segue entre os líderes em apreensões no país, atrás apenas do Mato Grosso do Sul.

O reforço no enfrentamento ao tráfico tem impacto direto na desarticulação do crime organizado e na redução da circulação de entorpecentes nas cidades e estradas do estado, além de enfraquecer rotas interestaduais e internacionais utilizadas por organizações criminosas.

Fotos: Repórter Sabugo (Thyago Scheffer)

Correio do Lago com informações de Agência Estadual de Notícias (AEN)

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram