Internacionais | Proposta ao Irã

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026

Após reunião, EUA aguardam propostas detalhadas do Irã em até duas semanas

Resultado de reunião em Genebra nesta terça-feira (17) pareceu positivo, mas ocorre em um momento em que os militares americanos continuam a fortalecer sua presença no Oriente Médio

Os Estados Unidos esperam receber propostas detalhadas do governo iraniano para sanar as divergências entre as posições dos dois países após as negociações desta terça-feira (17) em Genebra, disseram autoridades americanas.

“Houve progresso, mas ainda há muitos detalhes a serem discutidos. Os iranianos disseram que retornarão nas próximas duas semanas com propostas detalhadas para abordar algumas das lacunas em nossas posições”, disse uma autoridade americana.

O resultado pareceu positivo, mas ocorre em um momento em que os militares americanos continuam a fortalecer sua presença no Oriente Médio.

O presidente Donald Trump alertou o Irã sobre um desfecho “muito traumático” caso não cheguem a um acordo nas próximas semanas.

Os iranianos indicaram, por meio de intermediários antes das negociações, que poderiam transferir parte de seus estoques de urânio para a Rússia e que estariam abertos a acordos econômicos com os EUA como parte de um novo acordo nuclear, mas não está claro se essas questões específicas foram abordadas nas negociações de terça-feira, disseram fontes.

Os iranianos também sinalizaram que estariam dispostos a interromper o enriquecimento por um período, mas afirmaram que uma proibição permanente do enriquecimento é inaceitável, disseram fontes.

CNN