Esporte | Grêmio

Segunda-feira, 25 de Março de 2024

Após iniciar ano como titular do Grêmio, Galdino perde espaço e cai na hierarquia no último mês

Com vínculo até 2026, atacante entrou em campo apenas uma vez nos últimos cinco jogos

O primeiro trimestre da temporada não foi bom para Everton Galdino. Apesar de ter um número considerável de jogos, a maioria como titular, o atacante perdeu espaço no Grêmio no último mês. A queda de rendimento, as contratações e o surgimento de Gustavo Nunes fizeram o camisa 13 cair na hierarquia.

Contratado como uma aposta no ano passado, o jogador de 27 anos conquistou espaço e ajudou o time de Renato Portaluppi no decorrer das competições. Foi titular em três das últimas cinco rodadas do Brasileirão. No total, foram nove gols e duas assistências em 42 jogos.

O bom desempenho rendeu um contrato definitivo com o Tricolor por três temporadas, até o fim de 2026. Galdino iniciou 2024 entre os titulares, mas não conseguiu repetir as boas atuações. De um mês para cá, perdeu espaço e ficou para trás entre as opções ofensivas.

Nos últimos cinco jogos, atuou apenas na decisão da Recopa Gaúcha, derrota por 2 a 0 para o São Luiz, quando a comissão técnica mandou uma equipe totalmente reserva a Ijuí. Contra Inter, Guarany de Bagé e Caxias não saiu do banco. Diante do Brasil, ficou fora por um problema físico.

Galdino disputou 10 jogos no ano, sendo oito como titular, e marcou apenas uma vez. O gol saiu justamente em uma partida em que saiu do banco de reservas, na sétima rodada da primeira fase do Gauchão, no empate por 1 a 1 com o São Luiz, na Arena (relembre no vídeo acima).

A perda de espaço do atacante, além de questões técnicas, coincide com as chegadas de Diego Costa e Pavon e o surgimento do garoto Gustavo Nunes, que virou titular após renovar o contrato. O iminente retorno de Soteldo pode diminuir ainda mais as chances de Galdino.

Com contrato longo pela frente, o jogador busca dar a volta por cima para recuperar o espaço perdido. Porém, a resposta precisa ser imediata, já que, de agora em diante, o nível de exigência aumentará com a reta decisiva do estadual, fase de grupos da Libertadores e o começo do Brasileirão.

Everton Galdino pelo Grêmio

  • 52 jogos
  • 10 gols
  • 2 assistências

G1