Internacionais | Cessar-fogo

Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024

Antony Blinken viaja ao Cairo em busca de acordo de trégua em Gaza

Palestinos esperam que visita do secretário de Estado dos EUA garanta um cessar-fogo antes de uma ameaça de ataque israelense a Rafah, cidade fronteiriça onde metade da população da Faixa está abrigada

O secretário de Estado dos EUA Antony Blinken partiu para o Cairo, no Egito, nesta terça-feira (6), após sua primeira parada na Arábia Saudita em uma viagem mais ampla ao Oriente Médio. Enquanto isso, Washington tenta avançar nas negociações sobre um acordo de normalização entre o Reino e Israel, assim como fazer progressos nas negociações para a administração da Gaza do pós-guerra.

Blinken encontrou-se com o governante da Arábia Saudita na segunda-feira (5). Os palestinos esperam que a visita garanta uma trégua antes de uma ameaça de ataque israelense a Rafah, uma cidade fronteiriça onde cerca de metade da população da Faixa de Gaza está abrigada.

A sugestão de cessar-fogo, entregue ao Hamas na semana passada por mediadores catarianos e egípcios, aguarda uma resposta de militantes que dizem querer mais garantias de que porá fim à guerra que já dura quatro meses.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, disse que Blinken e o príncipe herdeiro discutiram a coordenação regional para alcançar “um fim duradouro” para a crise.

CNN