Esporte | Internacional

Quarta-feira, 06 de Março de 2024

Antes do Inter, passagem de Borré na Alemanha tem título europeu, golaço no Barça e inconstância

Centroavante colombiano atuou por Eintracht Frankurt e Werder Bremen, foi campeão da Liga Europa, mas não conseguiu manter desempenho

Borré teve uma recepção digna de um astro do futebol sul-americano, com "abraço" de 3 mil colorados no aeroporto de Porto Alegre. O colombiano eleva a qualidade do grupo colorado e coloca o Inter em outro patamar em âmbito nacional. O atacante vem de uma passagem com altos e baixos no futebol alemão, mas teve os seus momentos de protagonista, com direito a título continental e golaço no Camp Nou.

Antes de se aventurar na Alemanha, Borré foi negociado pelo Deportivo Cali ao Atlético de Madrid, clube pelo qual nunca atuou. Na temporada 2016/2017, vestiu as cores do Villarreal, onde marcou quatro gols e deu duas assistências em 30 partidas disputadas.

Retornou à América do Sul em 2017 para vestir as cores do River Plate, onde brilhou nos quatro anos de Monumental. O colombiano foi contratado pelo Eintracht Frankfurt em meados de 2021, sem custos, por estar em fim de contrato com os argentinos.

O início de trajetória na Alemanha foi promissor: 12 gols e seis assistências em 45 jogos. Borré ajudou as Águias a conquistarem a Europa League com boas doses de protagonismo. A participação do atacante no torneio foi marcada pelo golaço sobre o Barcelona no Camp Nou (veja no vídeo abaixo) e pelo gol na final contra o Rangers, da Escócia.

Ele deixa a Alemanha com a inesquecível memória do título europeu no qual foi peça decisiva.

— Dijmitri Chacar, administrador da página Bundesliga Insider

– Borré teve grande sucesso logo em sua primeira temporada pelo clube, conquistando o título da Europa League, a primeira taça continental das águias desde 1980. Na campanha, marcou um lindo gol contra o Barcelona na semifinal e também empatou a final contra o Rangers, levando o jogo para a disputa de pênaltis, na qual ele próprio converteu a cobrança decisiva – conta Dijmitri Chacar, administrador da página Bundesliga Insider, portal especializado em futebol alemão.

Cercado de expectativa, Borré não manteve o nível na temporada seguinte (2022/2023). Perdeu espaço com a chegada de Kolo Muani. Na Champions, participou de todo os jogos, mas foi titular apenas uma vez, justamente quando o companheiro estava indisponível por suspensão.

Os números do centroavante foram bem mais tímidos. Embora tenha disputado 47 partidas, o tempo em campo caiu pela metade. Marcou apenas três vezes e deu quatro assistências. Com pouco espaço no Frankfurt, foi emprestado ao Werder Bremen para as competições de 2023/2024.

Em Bremen, iniciou com status titular e como um dos destaques do time. O cenário mudou quando o Inter decidiu comprá-lo. Depois de ser anunciado pelo clube gaúcho, jogou apenas por 82 minutos divididos em cinco partidas. No total, balançou as redes quatro vezes em 19 aparições.
Borre na Alemanha: 111 jogos (68 como titular), 19 gols e 12 assistências.

– Apesar de possuir um ótimo posicionamento dentro da área, ele não é um finalizador nato. Com 1,74m de altura, naturalmente não é um centroavante de referência. Rende melhor tendo liberdade para flutuar mais no ataque, abrindo espaços e infiltrando em velocidade (33,3 km/h de velocidade máxima na Bundesliga 23/24) – detalha Dijmitri Chacar.

– Como ponto muito forte, a entrega. Borré tem como marca registrada não desistir de nenhuma bola e se dedicar muito na pressão sem bola. Ao todo, foram impressionantes 94 roubadas de bola, um dos melhores da Bundesliga no quesito entre atacantes. Essa valência certamente se mostra útil em qualquer equipe que tenha como filosofia a recuperação rápida da bola e queira um maior domínio do jogo.

O Inter acertou a compra de Borré por 6,2 milhões de euros (R$ 33,2 milhões) junto ao Frankfurt, em três parcelas anuais. Foram 48 dias entre o anúncio e o desembarque em Porto Alegre. A "novela" se arrastou nas últimas semanas na tentativa do clube gaúcho em conseguir a liberação antecipada com o Bremen, selada no último sábado.

Como vinha atuando na Alemanha, a tendência é que já possa treinar com bola com o elenco. No Gauchão, o período de inscrições já se encerrou. Porém, na Copa do Brasil, o centroavante pode ficar à disposição de Coudet para duelo com o Nova Iguaçu, no próximo dia 13.

Borré na Alemanha

Eintracht Frankfurt (2021-2023)

  • 92 jogos
  • 15 gols
  • 10 assistências
  • Campeão da Liga Europa

Werder Bremen (2023/2024)

  • 19 jogos (11 como titular)
  • 4 gols
  • Saiu com o clube em oitavo lugar nesta temporada da Bundesliga, com 30 pontos

G1