Esporte | Grêmio

Segunda-feira, 11 de Março de 2024

Análise: Cristaldo assume papel de 10 no Grêmio, completa jogo após 4 meses e é o nome da classificação

Camisa 10 do Grêmio não atuava em uma partida inteira desde novembro do ano passado

O Grêmio fez uma atuação segura e não correu riscos na vitória por 2 a 0 em cima do Brasil de Pelotas, pelas quartas de final do Gauchão. Titular no meio-campo, Cristaldo foi o nome do jogo e marcou um golaço postulante a Prêmio Bucha do campeonato. Para corar a atuação, completou a partida, o que não acontecia desde novembro de 2023.

A posição que poderia ter uma indefinição parece não ter mais dúvida. O técnico Renato Portaluppi definiu os 11 jogadores titulares neste momento da temporada e esse time tem um camisa 10. Mesmo com irregularidade no ano, o técnico bancou a presença do meia, que respondeu como melhor em campo.

Ao analisar a vitória do Grêmio, claro que é preciso dar um desconto pela diferença de qualidade técnica. O Brasil de Pelotas é dono de umas menores folhas salariais do Gauchão, na faixa dos R$ 150 mil, e jogou para se defender e tentar explorar contra-ataques.

Mas mesmo com a fragilidade do adversário, é importante destacar que o Tricolor não correu riscos contra o Xavante, algo que em outros contextos, contra rivais semelhantes, não foi visto. A defesa não foi vazada e Caíque deixou a partida sem defesa relevante. O lance mais perigoso do adversário foi um chute de longe que acertou o travessão, quando o placar já estava 2 a 0.

 Grêmio dominou o jogo ao longo dos 90 minutos. Com a bola no pé, Cristaldo teve mais liberdade para se movimentar e buscar o jogo. No início do primeiro tempo, a equipe até criou pouco diante de um Brasil de Pelotas bem posicionado e que estava fechando bem os espaços.

É nesse momento que a qualidade técnica fala mais alto. No pouco espaço que teve, o camisa 10 justificou a confiança. Após o passe de Mayk, tirou o volante adversário da jogada só no domínio, ajeitou e soltou uma pancada para marcar um golaço.

Cristaldo fez um golaço, um dos mais bonitos do estadual

— Renato Portaluppi, técnico do Grêmio

- Busco aconselhá-lo (Cristaldo). Conversei com ele na semana e fez este golaço. É assim que que quero. Ele faz o time jogar, pisa na área. É o "beabá" do meia. Ele foi fundamental. Chuta bem, tem que abrir a defesa. Ele fez tudo isso. É o que esperamos - contou Renato.

Foi o primeiro jogo que Cristaldo completou desde o dia 12 de novembro do ano passado, na derrota para o Corinthians, na 34ª rodada do Brasileirão. Essa partida e a goleada no Novo Hamburgo foram as únicas vezes que o jogador atuou durante os 90 minutos, em 54 jogos que fez na temporada passada.

Diferente de outros jogos deste ano, o Grêmio não se desconcentrou e conseguiu ser soberano durante a partida inteira. A equipe de Renato jogou no campo do adversário e Caíque, que recebeu a chance de mostrar trabalho, foi um mero espectador.

Renato tem um time e uma ideia de jogo bem definidos. Mas contra um time melhor, o técnico vai precisar montar uma mecânica que resguarde bem Cristaldo, pois nem sempre o meia vai ter liberdade para criar - e defender não é o forte do argentino. Mas fazer correções vencendo é sempre mais tranquilo.

G1