Notícias da Região | Curiosidades

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025

Aconteceu em 13 de Junho: Momentos que fizeram história

O dia 13 de junho marca acontecimentos significativos na história mundial, abrangendo religião, ciência, alianças políticas e avanços tecnológicos. Um dos marcos mais notáveis é o Édito de Milão, assinado em 313 por Constantino, o Grande, e seu coimperador Licínio. O decreto concedeu liberdade religiosa em todo o Império Romano, encerrando a perseguição aos cristãos e abrindo caminho para a cristianização da Europa.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

Na Península Ibérica, em 1373, Portugal e Inglaterra firmaram a Aliança Luso-Britânica, considerada a mais antiga aliança diplomática ainda em vigor. Séculos depois, esse tratado influenciaria a geopolítica europeia e ajudaria Portugal durante as Invasões Napoleônicas.

No campo das grandes jornadas, o explorador marroquino Ibn Battuta deu início, em 1325, à sua lendária viagem rumo a Meca, que se estenderia por quase 30 anos, tornando-o um dos maiores viajantes da história islâmica.

A data também relembra o início da Revolta Camponesa de 1381, quando insurgentes liderados por Wat Tyler incendiaram o Palácio Savoy, em Londres, em protesto contra altos impostos e injustiças sociais.

Na era moderna, o dia foi palco de diversos episódios marcantes, como a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1808, e a segunda aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, em 1917. No mesmo ano, durante a Primeira Guerra Mundial, um dos ataques aéreos mais letais em Londres deixou 162 mortos.

Outros fatos notáveis incluem a recaptura de James Earl Ray, assassino de Martin Luther King Jr., em 1977, e o início da publicação dos Pentagon Papers pelo The New York Times, em 1971, revelando segredos da Guerra do Vietnã.

Em tempos mais recentes, em 2000, ocorreu a primeira cúpula inter-coreana entre os líderes das Coreias do Sul e do Norte. Já em 2018, a Volkswagen foi multada em € 1 bilhão pelo escândalo de emissões, e em 2023, uma tragédia no rio Níger deixou mais de 100 mortos após o naufrágio de um barco de casamento.

O 13 de junho também celebra figuras históricas como o astrônomo David Fabricius, que observou pela primeira vez manchas solares em 1611, e registra eventos militares cruciais nas guerras Anglo-Holandesa, de Independência dos EUA e da Segunda Guerra Mundial.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram