Notícias da Região | Curiosidades

Sábado, 02 de Agosto de 2025

Aconteceu em 02 de Agosto: Momentos que fizeram história

Ao longo dos séculos, o dia 2 de agosto foi palco de batalhas, descobertas científicas, mudanças políticas e tragédias naturais. Confira os principais fatos históricos que ocorreram nesta data:

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

No ano 338 a.C., o rei macedônio Filipe II derrotou as forças combinadas de Atenas e Tebas na Batalha de Queroneia, garantindo a supremacia da Macedônia na Grécia. Em 216 a.C., durante a Segunda Guerra Púnica, Aníbal comandou os cartagineses na vitória contra os romanos na Batalha de Canas, uma das mais estudadas da história militar.

Já em 49 a.C., Júlio César venceu os generais Afrânio e Petreio em Ilerda, na atual Espanha, fortalecendo sua posição durante a guerra civil romana. Em 461, o imperador romano Majoriano foi deposto por Ricímero, general de origem sueva.

Em 932, após dois anos de cerco, a cidade de Toledo se rendeu ao califa Abderramão III, do Califado de Córdoba. Em 1274, Eduardo I retornou da Nona Cruzada e foi coroado rei da Inglaterra.

Em 1377, forças russas foram derrotadas pela Horda Azul na Batalha do Rio Pyana. Já em 1492, ocorreu a expulsão dos judeus da Espanha. Estima-se que entre 40 mil e 200 mil pessoas tenham deixado o país. O sultão otomano Bayezid II enviou navios para acolhê-los no Império Otomano.

No ano de 1665, a Inglaterra atacou navios mercantes holandeses na Batalha de Vågen. Em 1675, foi inaugurada a Sinagoga Portuguesa de Amsterdã.

Em 1776, foi assinada a Declaração da Independência dos Estados Unidos. Em 1798, a marinha britânica venceu os franceses na Batalha do Nilo, durante as Guerras Revolucionárias.

Em 1829, Dom Pedro I casou-se com Amélia de Beauharnais. No ano seguinte, em 1830, Carlos X da França abdicou do trono em favor de seu neto.

Em 1869, o Japão aboliu oficialmente o sistema de classes do período Edo, como parte da Restauração Meiji. Em 1875, circulou a primeira edição da Gazeta de Notícias, no Rio de Janeiro.

Em 1897, terminou o cerco de Malakand, com a chegada das tropas britânicas. Em 1903, iniciou-se a Revolta de Ilinden-Preobrazhenie contra o domínio otomano nos Bálcãs.

Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha declarou guerra à Bélgica e invadiu Luxemburgo. No mesmo dia, a Itália declarou neutralidade.

Em 1922, um tufão atingiu a cidade de Shantou, na China, matando mais de 50 mil pessoas. Em 1932, o físico Carl Anderson descobriu o pósitron, a antipartícula do elétron.

Em 1934, após a morte do presidente Paul von Hindenburg, Adolf Hitler assumiu o controle total da Alemanha, acumulando os cargos de presidente e chanceler.

Em 1939, Albert Einstein e Leó Szilárd enviaram uma carta ao presidente americano Franklin D. Roosevelt, recomendando o desenvolvimento de armas nucleares, o que deu origem ao Projeto Manhattan.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, prisioneiros judeus organizaram uma revolta no campo de extermínio de Treblinka. No mesmo dia, o torpedeiro americano PT-109, comandado por John F. Kennedy, foi atingido por um navio japonês; o futuro presidente dos Estados Unidos salvou sua tripulação.

Em 1945, terminou a Conferência de Potsdam, que definiu os rumos da Alemanha no pós-guerra.

Em 1968, um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a cidade de Casiguran, nas Filipinas, matando mais de 270 pessoas.

Em 1980, um atentado à bomba na estação ferroviária de Bolonha, na Itália, deixou 85 mortos e mais de 200 feridos. Em 1985, um acidente com o voo 191 da Delta Air Lines matou 137 pessoas no aeroporto de Dallas/Fort Worth.

Em 1989, o Paquistão foi readmitido na Comunidade das Nações após restaurar sua democracia. Em 1990, o Iraque invadiu o Kuwait, dando início à crise que levaria à Guerra do Golfo.

Por fim, em 2005, o voo 358 da Air France derrapou na pista ao aterrissar em Toronto. Apesar do acidente, apenas 12 pessoas ficaram feridas e não houve mortes.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram