Notícias da Região | História de superação

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025

A Força da Mente Para Vencer um TCE: A História de Adenilto que traz esperança

A 18ª edição da Feira do Livro de Feira de Santana (FLIFS 2025), que acontece entre os dias 23 e 28 de setembro, terá a presença inspiradora de um escritor local cuja jornada é um verdadeiro testemunho da força da mente. Adenilto do Carmo Fernandes, conhecido nas redes sociais como "Nosso Ator Adenilton Fernandez," levará ao evento sua autobiografia "A Força da Mente Para Vencer um TCE," um relato emocionante sobre sua superação após um grave acidente.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Em 1º de maio de 2008, a vida de Adenilto mudou drasticamente. Em uma estrada de chão no distrito de Matinha, em Feira de Santana, um acidente automobilístico grave o deixou com um traumatismo cranioencefálico (TCE) fechado, hemorragia e sequelas neurológicas e motoras. Ele perdeu massa encefálica, foi traqueostomizado e passou 21 dias na UTI sem esperança de vida, seguidos por dois meses em enfermaria, saindo do hospital sem conseguir andar.

Diante de um quadro considerado "irreversível" pelos médicos e terapeutas, que o estimulavam apenas a "agradecer a Deus por estar vivo," Adenilto C. Fernandes decidiu tomar as rédeas de sua própria recuperação. Ele criou um tratamento terapêutico por conta própria, desafiando os prognósticos e surpreendendo a medicina com a evolução de seu quadro de saúde. Sua recuperação foi uma prova de que a dedicação e a resiliência podem reescrever um destino.

O livro "A Força da Mente Para Vencer um TCE" é mais do que um relato de seu acidente; é um guia de autoconhecimento e incentivo para qualquer pessoa que enfrenta uma situação indesejada. Além de escritor, Adenilto é ator, desenhista e artista plástico, e detalha em sua obra o papel fundamental que atividades como a equoterapia, o estudo, o boxe e o teatro tiveram em seu processo de reabilitação. Ele chegou a produzir um vídeo, "Paciente de TCE e o processo de reabilitação," considerado o primeiro vídeo completo feito por um paciente de TCE, que mostra sua jornada de tratamento e evolução.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram

Conheça mais da vida de superação de Adenilto acessando os links abaixo:

A autobiografia, publicada pela editora Uiclap, pode ser adquirida através dos seguintes links:

Uiclap | Amazon |

Para acompanhar a jornada do autor e suas outras reportagens, você pode seguir suas redes sociais:

Canal no YouTube | Instagram | Facebook 

A presença de Adenilto na FLIFS 2025 promete ser um dos destaques do evento, reforçando a mensagem de que a literatura é uma poderosa ferramenta de transformação e superação.