Notícias da Região | Itaipu Binacional
Terça-feira, 15 de Abril de 2025
19ª Semana Cultural Indígena Guarani deve atrair cerca de 4 mil visitantes em Diamante do Oeste

Teve início nesta segunda-feira (14), na Terra Indígena Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste, a 19ª edição da Semana Cultural Indígena Guarani, que segue até quarta-feira (16) com o objetivo de compartilhar a cultura ancestral do povo ava-guarani com a comunidade não indígena. A expectativa é de que o evento receba cerca de 4 mil visitantes ao longo dos três dias, principalmente estudantes de escolas e universidades da região.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Com uma programação rica e diversificada, o evento inclui apresentações culturais, danças tradicionais, exposições, trilhas, demonstrações de medicina natural e venda de artesanato indígena. A Semana é organizada pelas escolas indígenas Araju Porã e Kuaa Mbo’e, com apoio das Associações Comunitárias Indígenas Tekoha Itamarã (Aciti) e Tekoha Añetete (Acitea), além do suporte da Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia.
Segundo o gestor do Programa de Sustentabilidade das Comunidades Indígenas da Itaipu, Paulo Porto, o evento é uma importante ferramenta para fortalecer a identidade guarani. “É um momento muito rico para o fortalecimento da identidade dessas comunidades. Também é um momento pedagógico para a sociedade não indígena, que terá o privilégio de conhecer uma cultura viva e milenar”, destacou.
Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, ressaltou o compromisso da usina com o desenvolvimento das comunidades indígenas. “É um desenvolvimento que precisa ser integrado, respeitando os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Já temos parcerias com essas comunidades e queremos fortalecê-las ainda mais.”
Além de valorizar a cultura guarani, a Semana busca desconstruir estereótipos e preconceitos. O diretor do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, Jairo César Bortolini, afirmou que “é uma oportunidade para que os não indígenas conheçam e valorizem essa cultura, desmistificando imagens negativas construídas ao longo da história”.
De acordo com o diretor da Escola Estadual Indígena Araju Porã, Mauro Dietrich, a organização envolve intenso trabalho comunitário. “As equipes das duas escolas e aldeias se unem para proporcionar essa semana que transforma quem participa. As pessoas saem daqui diferentes, impactadas por essa vivência.”
O vereador de Diamante D’Oeste e professor, Teodoro Tupã Alves, o primeiro vereador indígena do Oeste do Paraná, lembrou que a cultura guarani está sempre de portas abertas. “A Semana Cultural é emocionante, mas nossa aldeia está sempre pronta para receber quem quiser conhecer mais. A troca de experiências é sempre bem-vinda.”
A contribuição simbólica para participar das atividades é de R$ 5. Interessados em agendar visitas podem entrar em contato com Mauro Dietrich pelo telefone (45) 99965-6210 ou com Jairo Bortolini pelo (45) 98826-6426.






