15.02.2011

VAMOS PENSAR EM MARKETING? ENDOMARKETING

Olá! Passado pouco mais de um mês da publicação da primeira coluna, gostaria de agradecer mais uma vez àqueles que tem feito contato via e-mail, seja para parabenizar, fazer perguntas ou mesmo para discordar de um ou outro ponto. Nesse curto período eu sempre tive uma grande preocupação:Como adequar um tema tão amplo e com estigma de “coisa de cidade grande” a nossa realidade? Sinceramente espero estar conseguindo fazer bem essa “tradução” e que o conteúdo da coluna seja útil!

Bom, vamos a coluna :

 

Bem-estar, qualidade de vida, satisfação e comprometimento... Será que estes objetivos são "responsabilidade" só da equipe de Recurso Humanos de sua empresa?

Em um primeiro momento pode parecer que o clima organizacional nada ou pouco tem relação com o Marketing, mas se pararmos para pesar veremos claramente a relação Benefícios ao empregado X Lucro para empresa. A esse tipo de ação chamamos de endomarketing ou marketing interno que é a busca por informar, valorizar e comprometer a equipe.


Esta não é uma tarefa fácil, sabemos que funcionários desmotivados ou simplesmente cansados terão forte impacto na produtividade da empresa e, consequentemente, no lucro. O que quero dizer com isso é que, toda ação que diminua as faltas e atestados, que colabore para o bem-estar físico e emocional da equipe deve ser considerado um investimento e não um custo.


Quando o colaborador verdadeiramente "veste a camisa" a empresa terá ganhos incalculáveis. Não há propaganda melhor do que a que parte de um consumidor, correto? E quando esse consumidor é também um funcionário?


Por exemplo, quem nunca viu um empregado de um supermercado, uniformizado ou não, fazendo compras na concorrência? Não fica aquela “pulga atrás da orelha”? Qual o motivo dele não comprar onde trabalha, seria o preço, a qualidade... enfim, sempre gera desconfiança nos outros consumidores.

Também pode ocorrer o contrário, quando ouvimos uma funcionária de uma loja de roupas dizendo “ O único problema de trabalhar nessa loja é que acabo gastando quase todo meu salário aqui mesmo!” Nesse caso, não fica a certeza de qualidade na loja?

 

Sabemos que nossos funcionários influenciam os demais clientes tanto de forma positiva quanto negativa, mas como manter a lealdade do empregados?

 

Valorização!

É muito importante deixar claro aos funcionários que a empresa, sinceramente, se importa com eles.
Quando o colaborador tem a certeza de que sua pessoa é valorizada, e não apenas sua mão de obra, já temos um bom primeiro passo. Quando além disso, o ambiente de trabalho é prazeroso e se acredita naquilo que se faz, a tendência é que tenhamos colaboradores que também são o que chamamos de clientes evangelistas, ou seja, pessoas que não só admiram nossa empresa como fazem questão de fazer propaganda de nossos benefícios e qualidades.

 

 

Zoom: Um olhar aproximado de nossa realidade!

Quando falamos em relacionamento com os funcionários, é impossível não destacar a FATIOTA . Seja em visita a empresa ou conversando com seus proprietários, a atenção aos colaboradores sempre fica evidente. As ações e os planos para melhorar a qualidade de vida e o relacionamento que os funcionários tem com a empresa sempre são relatados com muito entusiasmo, mostrando que a equipe é vista como um dos principais ativos da empresa.

Da ginástica laboral ( que contribui para a saúde física ) à Festa Junina ( que entusiasma a equipe e integra a empresa com a comunidade ), a Fatiota realiza diversas ações que valem a pena ser conhecidas e adotadas por outras empresas.

 

Por fim, só nos resta aplaudir e torcer para que todos os planos para reforçar a relação Colaborador/Empresa/Comunidade se concretizem.

Parabéns!!

 

 

 

Abraço e mantenham contato! [email protected]

Aruanan