27.01.2011
VAMOS PENSAR EM MARKETING? - ATENDIMENTO EFICAZ
Olá! Começo essa coluna agradecendo os e-mails que tenho recebido ( [email protected] ). Espero que aos poucos consiga tornar essa coluna um bom ponto de debate e troca de sugestões.
Nosso tema hoje é ATENDIMENTO.
Uma vez que se conquista a atenção do cliente, seja por meio de propagandas, vitrines, redes sociais ou do boca a boca, começa a parte mais importante, o relacionamento.
É quando a pessoa entra na loja que todo o trabalho que você teve para atraí-la é posto a prova. Pode parecer muito simples, mas o atendimento, de modo geral, que define se o cliente vai ou não comprar. Claro que há momentos que ele só se está pesquisando ou curioso com os produtos, mas mesmo nessas ocasiões o vendedor pode definir se no futuro o cliente retornará ou não.
É certo que se na loja ao lado o produto tiver pela metade do preço o cliente não comprará com você apenas pela simpatia, porém é preciso ter em mente que se o vendedor não pode influenciar 100% na decisão de compra, certamente ele pode influenciar negativamente. Quem nunca saiu de uma loja sem olhar tudo que queria por que não aguentava o vendedor lhe seguindo ou por se mal atendido?
Aqui vale duas importantes observações: "É mais caro conquistar do que manter um cliente" e "cliente insatisfeito multiplica isso muito mais do que os satisfeitos".
Então, qual a forma correta de atender?
Não há uma fórmula ou receita pronta. Mas de modo geral educação e boa vontade já são um grande início. Mas uma vez sei que parece óbvio, mas nem sempre somos recebidos com um "bom dia" e um sorriso sincero, ou somos?
Dicas:
_ Procure estar no "rítmo" do cliente. Pesquisas mostram que tendemos a interagir melhor com pessoas que agem parecido conosco. Não se trata de parecer um espelho da pessoa, mas por exemplo, se o cliente diz que procura um presente, refira-se a compra como presente, e não lembrancinha ou outro adjetivo. O mesmo vale para reclamações, se o cliente diz que tem um problema, trate do problema e não da situação, do inconveniente etc... Inconscientemente ele perceberá que você não só compreendeu o que foi dito como está disposto a auxiliar.
_ As pessoas tendem a se sentir mais seguras com tons de voz graves e baixos. Você não poderá, é claro, simplesmente mudar sua voz, mas procure se atentar principalmente para o volume e aos agudos.
_ Mantenha uma postura confiante e transmita entusiasmo. Jamais fique debruçado no balcão ou “pendurado” nas araras de roupa. Mantenha seu corpo sempre voltado para o cliente.
_ Se atende sentado atrás de uma mesa ou balcão, não coloque ainda mais barreiras entre você e seu cliente, como braços e pernas cruzados, uma pilha de documentos ou o monitor do computador.
_ Ajude seu cliente a escolher o produto, mas de forma sincera, evite elogios falsos pois ele perceberá e você perderá sua credibilidade para todas as outras informações.
_ Procure chamar o cliente pelo nome, mas não faça isso repetidamente como se fosse uma vírgula em suas frases.
_ Ouça. Somente assim você saberá como realmente ajudar cliente e o que lhe oferecer, sem parecer que está “ derrubando” a loja em cima dele. Pouca coisa é mais irritante que pedir claramente, e ainda repetir, que procura uma calça clara ou um sofá beje e ter que ver calças de todas as cores “ da estação” ou sofás e pufs vermelhos.
Por fim, fique sempre atento a personalidade do cliente. Cada pessoa tem suas particularidades, algumas reagem bem a um leve toque nos ombros por exemplo, outras encaram como uma invasão a seu espaço pessoal. Há aqueles que precisam ficar sozinhos para observar melhor o produto ou conversar com seu parceiro. Enfim, seja observador e se adeque ao perfil da pessoa a quem está atendendo.
Zoom: Um olhar aproximado de nossa realidade! Falando em atendimento, precisamos destacar a equipe da loja O Boticário! As meninas são muito simpáticas e atendem super bem. Estive na loja recentemente para comprar um presente e confesso que imaginei que não me sentiria muito a vontade. Afinal, que homem entende para que servem tantos cremes! Para minha surpresa não fiquei nada perdido, me ajudaram a escolher cada produto e fizeram uma bela embalagem, tudo com excelente bom humor apesar do horário estendido de atendimento no fim de ano. Por que o Boticário tem esse nível de atendimento? Acredito que por dois motivos: Boa seleção de pessoal e muito TREINAMENTO. Fica a lição, independente do tamanho da loja, invista em treinar seu pessoal, pois faz a diferença! Quanto ao presente que comprei, fez sucesso. Obrigado e mais uma vez : Parabéns! |
Para aqueles que queiram se aprofundar mais em temas de Marketing, convido a dar uma espiada no meu blog: aruanan.wordpress.com
Abraço!
Aruanan