Cotidiano

11.05.2009

O MAIOR DE TODOS

O MAIOR

Começou o maior e melhor campeonato de futebol da terra. Italiano, espanhol, inglês, são bons, bem organizados, mas são muito previsíveis.

Já o brasileiro não. Larga com pelo menos uns 10 times candidatos ao título e até os considerados pequenos costumam aprontar, pois afinal de contas, não há jogo fácil nesta competição.

Na primeira rodada não aconteceram muitas surpresas, salvo o Vitória derrotando o Atlético Paranaense em plena Arena, os outros resultados podem ser considerados normais.

Esperava-se mais do Grêmio no Olímpico. Cedeu empate que soou como derrota em casa contra o Santos que não mostrou muita coisa. Coincidências à parte, a dupla Gre-Nal pegou na abertura do campeonato, os dois que decidiram o título paulista.

Mais coincidência ainda ficou reservada para o Grêmio. Estreou contra o ex-técnico seu Vagner Mancini e no próximo domingo pega outro ex-técnico mais recente: Celso Roth, agora no Atlético Mineiro.

O Inter confirmou o que estão falando 10 em cada 10 cronistas esportivos. É candidato ao título e venceu na estréia, algo incomum nos últimos anos. E era o Corinthians, apesar de desfigurado de suas principais atrações, principalmente do fenômeno ressurgido.

O maior destaque do início desta grande festa do futebol foi sem dúvida alguma, o golaço marcado por Nilmar, driblando pelo menos seis jogadores do Corinthians e vencendo o goleiro. “Nilmaradona”! Exclamou um jornal Italiano. “Nilmaravilha”! Diz o narrador Pedro Ernesto da Rádio Gaucha.

No meio de semana o Inter pega o Flamengo no Maracanã pela Copa do Brasil. O colorado levou sorte mais uma vez no sorteio e joga a partida de volta em casa. Domingo que vem pega o Palmeiras. É o teste com trio de ferro: Corinthians, Flamengo e Palmeiras, se passar pode começar a convencer de verdade.

Elder Boff