Cotidiano

03.06.2009

CASUÍSMO?

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) busca seus minutos de fama e mesmo contra a vontade aparente do presidente Lula, protocolou semana passada na Mesa Diretora da Câmara a PEC (proposta de emenda constitucional) que permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente da República. O deputado conseguiu o apoio de 194 deputados --23 a mais que o necessário-- à matéria.

Se votada e aprovada,  a proposta mantém o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo até 2014 caso o texto seja aprovado pela Casa, dados os números das pesquisas que aprovam o seu governo.

Para valer a tempo de ampliar o mandato de Lula,a PEC precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro --prazo limite para mudanças na legislação eleitoral referentes à disputa de 2010. O texto, porém, só começa a tramitar depois que a Mesa conferir as assinaturas dos 194 deputados que assinaram a proposta.

Depois de conferidas as assinaturas a PEC têm que ser admitida pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e daí vai para discussão em uma comissão especial a ser criada na Câmara. Após este trâmite é que seguiria para votação nos plenários da Câmara e do Senado, o que pode não ocorrer a tempo de valer para as eleições de 2010.

Lula, pelo menos aparentemente, não gostou da idéia e abomina um terceiro mandato dizendo que isso gera risco à democracia. A população de acordo com as últimas pesquisas está divida. Metade quer outra metade não deseja ver este tipo de regra sendo aplicada.

****

Perda

Ontem foi sepultado um amigo que precocemente faleceu acometido de um fulminante ataque cardíaco. Luiz Donato Puntel tinha 57 anos e morreu em plena jornada de trabalho que desenvolvia no setor de patrimônio da prefeitura. Em 2000 ajudou a coordenar a minha campanha vitoriosa de vereador. Os sentimentos à esposa Solange, as filhas Juliana e Letícia, à sogra com quem nutria uma relação afetuosa, d. Izena, que sofreu muito a sua partida. Todas as noites, ela pedia o que ele, Luiz, queria para o almoço. Sua última refeição foi uma sopa de agnoline. Que Deus o tenha!

 

 

 

Elder Boff